Mãe atípica Jéssica Aparecida é homenageada na Câmara Municipal de Rio Negro
Há 3 semanas
Por Redação Click Riomafra

A mãe atípica Jéssica Aparecida recebeu na última terça-feira o certificado de Votos de Louvor e Congratulações na Câmara Municipal. A entrega ocorreu durante a Sessão Solene que foi realizada para celebrar os 155 anos de emancipação política de Rio Negro.

A homenagem foi dada através das vereadoras Milene Torres Gonçalves Stall e Isabel Cristina Grossl, que justificaram através do Requerimento nº 115 de 2025:

Jéssica Aparecida é mãe da Lívia Mota, autista nível 2, com quem enfrentou inúmeras dificuldades, mas nunca desistiu. Ao lado da filha, descobriu que o amor é força transformadora e decidiu converter sua dor em luta, tornando-se uma defensora incansável da causa autista.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Coordenadora da Rede de Apoio Famílias Unidas pelo TEA, Jéssica dedica sua vida a acolher famílias atípicas, oferecendo suporte, informação e esperança. Em todas as oportunidades que tem, leva mensagens de impacto às ruas, chamando a atenção da sociedade para mostrar que o autismo existe e que essa luta é urgente e verdadeira.

Sua atuação já foi reconhecida publicamente: recebeu uma Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, tem participado ativamente para entrevistas em diferentes meios de comunicação, além de proferir palestras em escolas e instituições sempre com o propósito de informar, conscientizar, defender os direitos da pessoa com autismo e reivindicar a verdadeira inclusão.

Reconhecida como uma voz ativa do autismo em nosso município e região, Jéssica tem como missão transformar realidades, despertar empatia e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Sua trajetória é marcada pela coragem, pela determinação e pelo amor de mãe, que a impulsionam diariamente a dar voz a uma causa que precisa ser ouvida por todos.

Seu projeto recente se chama Abrace, realizado em parceria com a Casa Resgate, onde através de trabalho voluntário desenvolve junto com demais profissionais acolhimento e orientações as famílias de autistas.

Atualmente Jéssica também fez uma parceria com a coordenadora Jaqueline Milbauer, do Projeto Pernas Solidárias, para que pessoas autistas  também pudessem participar das corridas.

Lívia é uma das conduzidas, e Jéssica corre ao lado dela, com o coração guiando seus passos, mostrando que o amor é a maior força que move a inclusão e transforma cada corrida em um ato de superação, levando as ruas e para toda sociedade o pertencimento e o respeito às diferenças.

Durante o seu discurso Jéssica agradeceu pela homenagem e descreveu a sua motivação para lutar pela causa dos autistas: “Ser mãe atípica, mãe de uma criança autista, me ensinou a olhar o mundo com mais empatia e coragem. E foi dessa vivência que nasceu em mim o desejo de transformar dor em propósito, criando projetos que acolhem, orientam e inspiram outras famílias. O Projeto Abrace é um exemplo disso: um espaço de acolhimento pós-diagnóstico de autismo, onde as famílias encontram escuta, apoio e esperança. Também tenho a alegria de caminhar junto ao Pernas Solidárias, que leva inclusão e amor por meio do esporte, e agora estamos dando vida ao Jardim dos Sentidos, um espaço pensado para promover a verdadeira inclusão em nossa cidade. Essa homenagem não é só minha. Ela é de todas as famílias atípicas, de todos que acreditam que o amor e o acolhimento transformam vidas. Muito obrigada por acreditarem e apoiarem essa causa tão necessária”.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.