
A Prefeitura de Rio Negro iniciou o ano de 2026 com o objetivo de cuidar cada vez mais da população. Na saúde os cidadãos têm à disposição as doses das vacinas do Calendário Nacional de Imunização.
A técnica de enfermagem e responsável pela Central de Vacinas de Rio Negro, Mariza Wojakevicz de Lima, ressaltou que todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias Saúde da Família do município estão preparadas para atender o público-alvo. Ela também reforçou a importância da vacinação para a proteção individual e coletiva:
“Como forma de prevenção, as vacinas são consideradas o método mais eficaz contra as doenças infecciosas. Elas atuam e estimulam o sistema imunológico na produção de anticorpos contra vírus e bactérias. Manter o calendário vacinal atualizado é fundamental para garantir a proteção individual e coletiva, protegendo pessoas que não podem ser vacinadas por motivos de saúde, promovendo assim mais saúde e qualidade de vida para toda a sociedade. Graças às vacinas, muitas doenças graves foram controladas e erradicadas”, explicou a profissional.
A Vigilância Epidemiológica de Rio Negro também possui a Campanha de Resgate Vacinal contra o HPV (Papilomavírus Humano) para adolescentes de 15 a 19 anos, de ambos os sexos. Os jovens que ainda não tomaram a vacina HPV podem procurar a sua unidade de saúde para receber sua dose. A ampliação da vacinação para essa faixa etária reforça o papel essencial da imunização na prevenção de cânceres associados ao vírus, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe. A medida também possibilita alcançar pessoas que não foram vacinadas anteriormente, contribuindo para a proteção individual e coletiva.
A equipe da Vigilância Epidemiológica está à disposição da população para esclarecer dúvidas sobre as vacinas. A sede da Vigilância em Saúde de Rio Negro fica localizada no Centro, na Rua Sete de Setembro em frente à Praça João Pessoa. Nas unidades de saúde também é possível tirar dúvidas, além de receber as vacinas gratuitamente.