Dados de 2025 mostram que aparecimentos de escorpiões quase triplicaram em Mafra
Há 4 dias - Atualizado em
Por Assessoria

Com a intensificação dos dias quentes, o aparecimento de escorpiões e os acidentes envolvendo esse aracnídeo têm se tornado mais frequentes em Mafra.

De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica do município, em 2025 foram encaminhadas ao laboratório de entomologia 98 amostras de escorpiões, provenientes tanto de demandas espontâneas da população quanto de ações de campo. Em 2024, esse número foi significativamente menor, com 37 amostras registradas.

A maior incidência de capturas para análise laboratorial ocorreu nos bairros Centro I e Centro II, com 34 escorpiões, seguido do Jardim Moinho, onde foram encontrados 32, do Vila Nova, com 20 amostras, e dos bairros Vila Formosa e Restinga, com 6 amostras cada.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os meses com maior número de capturas em 2025 foram novembro, com 54 registros, e dezembro, com 21. Em relação aos acidentes com escorpiões, dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) apontam 13 notificações no município ao longo de 2025.

Os técnicos da Vigilância Epidemiológica de Mafra ressaltam, no entanto, que esses números refletem apenas os casos de avistamentos e notificações realizados junto à Secretaria de Saúde. A proliferação de escorpiões é uma realidade em Mafra e não se restringe apenas aos bairros com registros, podendo ocorrer em todo território do município.

É necessário prestar atenção aos 5 “As” – propícios para a proliferação do animal, que são: abrigo (embaixo de entulhos e madeira); ambiente (úmido e quente); acesso (por onde entram nas casas), alimento e água. Dessa forma, recomendam, para evitá-los, que a população se atente às seguintes orientações:

Controle do Ambiente e Limpeza

• Quintal e Jardim: mantenha a grama aparada, remova folhas secas, entulhos, tijolos e qualquer material que possa servir de abrigo.

• Lixo: use lixeiras bem tampadas e descarte o lixo doméstico regularmente, pois baratas (alimento) são atraídas por ele.

• Umidade: conserte vazamentos e infiltrações, pois escorpiões preferem ambientes úmidos.

• Dedetização: realize o controle de baratas e outros insetos, que servem de alimento para os escorpiões, por meio da dedetização. No entanto, não foque no uso de venenos específicos para escorpiões, pois eles costumam ser pouco eficazes.

Barreiras Físicas

• Ralos e Frestas: tampe ralos com telas finas e vede frestas sob portas e janelas com rolos ou vedantes.

• Paredes e Muros: reboque paredes e coloque superfícies lisas (azulejos) nos muros para dificultar a subida.

• Janelas e Portas: instale telas nas janelas e mantenha portas e janelas fechadas ao entardecer, quando eles saem para caçar.

Dentro de Casa

• Camas e berços: afaste-os das paredes, evitando que roupas de cama toquem o chão, e inspecione-as.

• Roupas e Calçados: verifique roupas, sapatos e objetos guardados antes de usar, pois escorpiões podem se esconder neles.

• Tomadas: vede tomadas que não estão em uso com fita dupla face ou protetores, pois podem vir pela rede elétrica.

O que NÃO fazer

• Não use venenos: não é recomendado o uso de venenos ou inseticidas sem orientação técnica, pois além de poderem ser ineficazes, representam risco à saúde. O foco das ações deve estar na prevenção e no controle de baratas, principal fonte de alimento dos escorpiões.

• Não use plantas como repelente: não há comprovação científica de que plantas como lavanda ou alecrim afastem escorpiões.

Importante

Em caso de acidente, dirigir-se o mais breve possível à UPA, pois a picada pode ser grave, especialmente para crianças e idosos.

Em caso de avistamento, entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (47) 99233-0307. A amostra pode ser capturada – coletada e acondicionada em um pote com tampa – e levada junto ao atendimento. Nunca capture o escorpião com as mãos, nem mesmo usando luvas comuns.

    Click Riomafra
    © 2026. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.