Não há casos positivos de Dengue em Rio Negro; ações de prevenção são realizadas
Há 10 horas - Atualizado em
Por Assessoria

Não há casos positivos de Dengue em Rio Negro. A informação foi confirmada pela Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.

Recentemente houve no município um caso de paciente com suspeita de Dengue. Após a coleta de exames que foram enviados para análise no Laboratório Central do Estado (LACEN), o resultado não reagente (negativo) foi confirmado nesta quarta-feira. Esta suspeita consta no último informe epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, publicado no dia 27 de janeiro.

As ações de prevenções contra a Dengue são constantes em Rio Negro; elas ocorrem durante todo o ano. Os agentes da Vigilância Ambiental estão presentes na cidade e no interior para o combate do mosquito Aedes aegypti.

Neste início de ano estão sendo colocadas em prática as atividades preconizadas pelo Ministério da Saúde, como as visitas domiciliares, vistorias semanais das armadilhas instaladas no município e as vistorias quinzenais dos pontos estratégicos. Ao longo do ano também são realizadas diversas ações com o objetivo de fortalecer a conscientização social sobre a importância do enfrentamento à Dengue.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A ação por parte da população também é de extrema importância. É preciso que os cidadãos se mantenham sempre em alerta e realizem todas as medidas de prevenção para evitar que a Dengue surja e se propague em Rio Negro, além da Zika e Chikungunya, que também são transmitidas pelo mesmo mosquito Aedes aegypti.

VACINA

A vacina contra a Dengue está disponível em Rio Negro para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, seguindo a orientação de público-alvo do Ministério da Saúde.

Para receber a dose basta procurar a unidade de saúde mais próxima com a carteirinha de vacinação e cartão do SUS.

Mesmo com a vacinação, é preciso manter os ambientes limpos e livres de água parada.

“AQUI O MOSQUITO NÃO ENTRA”

Em 2025 a Vigilância Ambiental de Rio Negro conquistou o primeiro lugar na disputa “Aqui o Mosquito Não Entra”, promovida pelo do Sesc Paraná. A competição educativa buscou contribuir com a redução dos casos de Dengue no Estado, incentivando a eliminação de focos/criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e outras arboviroses.

A competição entre os participantes esteve vinculada ao maior número de pontos acumulados, os quais foram gerados a partir do envio de registros fotográficos da eliminação de focos enviados e aprovados por uma equipe de revisão.

Os membros da equipe receberam troféus e medalhas como premiação. Mais do que isso, esta primeira colocação demonstrou a dedicação que os profissionais possuem, já que os trabalhos de prevenção são constantes em Rio Negro.

    Click Riomafra
    © 2026. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.