
Em outubro de 2025 a Prefeitura de Rio Negro, através da Comissão de Seleção de Gestor Escolar, abriu o edital para a realização do processo de escolha democrática de diretores das unidades escolares da rede municipal de ensino.
Os novos diretores tomaram posse para o perÃodo de 01 fevereiro de 2026 a 31 de janeiro de 2029. A cerimônia ocorreu na noite desta segunda-feira no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral.
Estiveram presentes no evento o prefeito Alessandro Cristian von Linsingen, a vereadora Maria Célia Conte, a secretária municipal de educação, Vera Maria Pfeffer Schelbauer, a equipe da secretaria, a professora Leoni Aparecida Jollembeck, representando a Comissão Especial de Seleção de Gestão Escolar, servidores das unidades escolares, além de familiares e amigos dos diretores.
Durante os discursos todos parabenizaram os diretores e desejaram sucesso na nova jornada. Os profissionais atuarão com responsabilidade e dedicação aos alunos e comunidade escolar. E com foco no fortalecimento da educação pública de Rio Negro para que ela continue tendo os bons Ãndices de qualidade.
Os diretores assinaram o termo de posse e compromisso e receberam das mãos das autoridades um certificado. Durante o evento também foram realizadas homenagens para ex-diretores e também para professoras que se aposentaram recentemente.
Os diretores empossados são:
PROCESSO DE ESCOLHA
O processo de escolha de diretores ocorreu de acordo com o Decreto Municipal nº 147/2025 no perÃodo de outubro a dezembro de 2025 com as etapas: inscrição aberta para todos os professores da rede municipal de ensino; inscrição com apresentação de documentação pessoal; avaliação de conhecimentos inerentes à função; elaboração do Plano de Gestão; apresentação pública do plano e homologação final pela gestão municipal.
Entre os requisitos para a inscrição estavam: pertencer ao quadro efetivo do magistério municipal; possuir curso de licenciatura na área da Educação, com pós-graduação em Gestão e/ou Administração Escolar; não ter sofrido penalidade disciplinar no exercÃcio de função pública e ter no mÃnimo três anos de efetivo exercÃcio como professor na rede municipal de ensino.
