Jornada Pedagógica 2026 reforça compromisso com uma educação inclusiva em Mafra
Há 3 horas
Por Assessoria

A Jornada Pedagógica da Educação de Mafra deste ano  teve início na manhã desta segunda-feira, 2 de fevereiro, no Cine Teatro Emacite, marcando o começo de uma semana dedicada à formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de  Mafra. A abertura oficial contou com a presença de autoridades municipais, educadores e gestores escolares, reafirmando o compromisso do município com uma educação pública de qualidade, inclusiva e humanizada.

Com o tema “Educação Integral na Prática: Afetividade, Inclusão e Tecnologias para o Desenvolvimento da Autonomia, do Cuidado e da Aprendizagem”, o evento busca qualificar ainda mais o trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades escolares, alinhando práticas educacionais aos princípios da educação integral e ao desenvolvimento pleno dos estudantes.

Metas que hoje são realidade

O prefeito Emerson Maas falou ser uma grande alegria participar desse  dia, quando se prepara o ano letivo dos alunos mafrenses. Lembrou o início da gestão, há 5 anos, quando, com a equipe administrativa estabeleceu metas, que hoje já são realidade, como o uniforme para todos, tênis, mochilas, kits escolares que serão entregues já no primeiro dia de aula, e o sistema de apostila. Falou de toda tecnologia implantada pela educação e das condições das salas de aula, que agora contam com ar condicionado. Lembrou ainda dos pedidos de reformas nas escolas do interior, as quais muitas já foram feitas e outras em execução. “Temos feito muito para melhorar as condições de ensino nas nossas escolas e as condições de aprendizagem para nossas crianças”, afirmou e finalizou destacando os prêmios conquistados pela educação; “o mérito é de cada um de vocês, profissionais  que fazem a educação de Mafra acontecer”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O vice-prefeito, Carlos Nitz ressaltou a relevância do trabalho realizado pelos profissionais da educação e o compromisso e dedicação da gestão municipal em oferecer condições para um ambiente escolar para os profissionais que passam o dia em uma escola, além de um aprimoramento constante do ensino. Agradeceu o apoio das APPS nas escolas. “Quando temos o setor público, o setor privado e a comunidade ajudando, tudo fica muito bom”, declarou. Desejou um ótimo ano letivo em 2026.

Ano da Inclusão

A secretária municipal de Educação, Jamine Henning destacou a importância da Jornada como um espaço de fortalecimento profissional, orientando para que este ano seja o ano da inclusão. “Que 2026 seja o ano da inclusão. Que possamos abraçar a nossa profissão, que possamos abraçar nossos alunos e acolhê-los”, afirmou. Também destacou que  investir na formação continuada dos educadores “é essencial para garantir uma educação mais equitativa, acolhedora, transformadora, cada vez mais inclusiva e de qualidade em Mafra.

O presidente da Câmara de Vereadores, João Celso Cardoso parabenizou os professores da rede municipal, que elevam o nome de Mafra, que conquista cada vez mais destaque a nível estadual e nacional. Colocou o Legislativo à disposição para  ajudar,quando for possível.

Jornada Pedagógica 2026

Promovida pela Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, a Jornada acontece entre os dias 2 e 6 de fevereiro, reunindo professores, equipes pedagógicas e demais profissionais do magistério para momentos de estudo, reflexão e troca de experiências.

A programação da Jornada iniciou nesta segunda-feira com formação geral no Cine Teatro Emacite, das 7h30 às 12h30, incluindo palestras sobre afetividade como estratégia pedagógica e educação étnico-racial, com foco nas diretrizes do PNEERQ – Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.

Programação para a semana

Continua entre os dias 3 e 5 de fevereiro,  na EMEB Prof. Mario de Oliveira Goeldner, com oficinas que abordam temas como LIBRAS e Braille nas práticas pedagógicas, Plano Educacional Individualizado (PEI), proposta curricular da computação das redes da Amplanorte, uso de tecnologias educacionais, avaliações educacionais, recomposição da aprendizagem e práticas avaliativas na Educação Infantil, conforme a BNCC.  Encerrada no dia 6 de fevereiro, no Cine Teatro Emacite, com palestra sobre Revelação Espontânea e Escuta Especializada, reforçando o compromisso da rede municipal com o cuidado, a proteção e o acolhimento no ambiente escolar.

    Click Riomafra
    © 2026. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.