Furto de cabos afeta a iluminação do estádio municipal de Rio Negro
Há 4 horas
Por Assessoria

Nesta quinta-feira a Prefeitura de Rio Negro constatou o furto da fiação da rede subterrânea de iluminação pública do Estádio Municipal Ervino Metzger, que foi instalada recentemente.

Além do prejuízo financeiro aos cofres públicos, o furto gera impacto para a população, pois prejudica as pessoas que utilizam as pistas de atletismo do estádio para a prática de caminhadas e corridas.

O local é bastante frequentado por atletas profissionais e amadores. São pessoas que buscam uma melhora na qualidade de vida, já que o esporte é um grande aliado para o fortalecimento da saúde ao prevenir doenças. A pista também é utilizada por famílias que usam o local para momentos de lazer.

A Prefeitura pede a compreensão dos usuários, já que devido ao furto as pistas não estarão iluminadas no período noturno até que a situação seja resolvida.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

DENUNCIE

Um boletim de ocorrência foi registrado junto à Polícia Civil, que deve investigar o caso.

A colaboração da população é fundamental para coibir esse tipo de crime. Os cidadãos podem colaborar realizando denúncias anônimas para a Polícia ou para as demais autoridades de segurança do município.

É dever de todo cidadão cuidar do patrimônio público, por isso é importante denunciar sempre que presenciar ou tiver informações sobre furtos ou atos de vandalismo.

CRIME

A Prefeitura reforça que o furto de fiação elétrica é um crime previsto no Código Penal Brasileiro, assim como a receptação de materiais furtados.

De acordo com a Lei nº 15.181/2025, a pena para quem rouba cabos de energia ou telefonia pode chegar a 15 anos de prisão. Também há punição para quem furtar qualquer bem que comprometa o funcionamento de órgãos públicos ou privados que prestem serviços essenciais.

A legislação também cria agravantes para o crime de receptação. A pena prevista de um a quatro anos pode ser aplicada em dobro se a receptação for de fios, cabos ou equipamentos usados em serviços de energia, telefonia, transmissão de dados ou transporte.

Em Rio Negro há a Lei nº 3.424/2025 que dispõe sobre a proibição da comercialização de fios e cabos de cobre, alumínio e assemelhados, sem a comprovação da origem.

    Click Riomafra
    © 2026. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.