O município de Rio Negro foi sede do encontro do Fórum dos Secretários Municipais de Educação de Curitiba e Região Metropolitana (FOREDUC).
Trata-se de um fórum regional permanente que tem como objetivo principal conectar ideias através da parceria entre as redes de ensino e aprimorar as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação pública.
Estiveram presentes em Rio Negro, nesta quinta-feira, os representantes de diversos municípios da região, entre eles técnicos e secretários municipais. Todos foram recepcionados pelo prefeito em exercício, Marcelo Wotroba, pela secretária municipal de educação, Vera Maria Pfeffer Schelbauer e sua equipe que ajudou a organizar o evento. A professora Luciana Dalla Valle, secretária municipal de educação de Colombo-PR e presidente do fórum, também deu as boas-vindas aos participantes.
Após um café no receptivo do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa, o encontro prosseguiu com a apresentação da fanfarra da Escola Especial Tia Apolônia, que neste ano está celebrando os seus 50 anos de história.
No Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral houve a abertura oficial do evento e a realização de duas palestras. Também foi realizada uma exposição com a apresentação dos principais projetos que são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Negro.
Como palestrantes estiveram presentes os senhores Jacir Bombonato Machado, secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná, com o tema “Plano de Cargos e Salários”, e Herbert Lima, ex-secretário de educação de Sobral-CE (município com o melhor IDEB do Brasil), com a temática “Gestão Municipal”.
As apresentações geraram reflexões relevantes e contribuições valiosas para o fortalecimento das práticas educacionais que visam um bom futuro para as crianças e adolescentes.
O compromisso das redes de ensino da região com o fortalecimento da educação pública ficou evidenciado no evento. Houve momentos de diálogos, troca de experiências e alinhamentos sobre temas de grande relevância dentro do contexto educacional.
Os participantes do encontro também conheceram um pouco da estrutura do parque ecoturístico de Rio Negro ao visitarem os principais atrativos culturais. E para acompanhar de perto a realidade local, uma visita técnica foi realizada no início da tarde na Escola Municipal Ana Zornig antes do encerramento do encontro.
