Enchente em Rio Negro: saiba como ajudar famílias desabrigadas
Há 10 horas
Por Assessoria

Diversas famílias estão abrigadas no Ginásio de Esportes José Müller devido às inundações que atingem o município de Rio Negro.

Até às 15h30 desta quinta-feira, dia 04, o número registrado é de 13 famílias abrigadas no local, num total de 46 pessoas que são moradores da Vila Paraná e da Vila Paraíso. No local há crianças, adultos, idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

O café da manhã, almoço, lanche e jantar são servidos por uma equipe da Assistência Social. Também são realizadas atividades com a ajuda de voluntários. A Secretaria Municipal de Cultura também está programando ações para entreter principalmente as crianças.

O prefeito Alessandro Cristian von Linsingen, juntamente com os secretários municipais e o coordenador da Defesa Civil, Luciano Aparecido do Nascimento e sua equipe, acompanha todas as ações. “A nossa luta é para que essas famílias voltem logo para as suas casas. Estamos cuidando delas agora para que retornem à vida normal e para que Rio Negro fique novamente nos trilhos de uma cidade bela, uma cidade que tem o cuidado. Esse é o ano do cuidado e agora é a hora de cuidarmos das pessoas”, disse o prefeito ao visitar as famílias no ginásio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Prefeitura e a Defesa Civil estão dando todo o suporte necessário, mas a ajuda da população é de grande importância.

DOAÇÕES

Empresas e cidadãos podem colaborar doando água, alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, fraldas e cobertores. As doações podem ser entregues no ginásio a qualquer momento. Se for preciso, através do número (47) 98841-6800 é possível agendar entregas de doações. Ainda não é preciso doar roupas ou móveis.

A solidariedade já está sendo praticada em Rio Negro. Nesta quinta-feira o Sesc Mesa Brasil, que é a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, em parceria com a unidade Sesc Rio Negro, realizou uma importante ação em apoio às famílias que foram desabrigadas em decorrência das enchentes que atingiram o município. Diversos alimentos foram doados pelo projeto para o atendimento das pessoas que estão abrigadas no ginásio.

ANIMAIS

Para os animais há a arrecadação de ração e materiais diversos, como caminhas, cobertas, potes, pneus, pallets e produtos de limpeza. As entregas podem ser feitos no prédio da Vigilância Sanitária (Centro), no ginásio de esportes ou na Prefeitura, aos cuidados da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

ALERTA

Às 16h desta quinta-feira o registro feito pelo sistema de monitoramento hidrológico da Copel foi de 8,02 metros.

Embora o nível do rio Negro esteja diminuindo, há previsão de chuva para os próximos dias, então quem vive nas áreas de risco precisa ficar em alerta. A força-tarefa municipal segue ativa. Quem necessitar de apoio pode procurar a Defesa Civil através do WhatsApp: (47) 9171-1778.

CADASTROS

O cadastro das pessoas que já foram atingidas pela cheia do rio e que já estão desabrigadas ou desalojadas é realizado pelas equipes da Assistência Social no ginásio de esportes, que está localizado na Rua Interventor Manoel Ribas, nº 268.

Esse atendimento ocorre das 8h às 18h, sem fechar para o almoço. Para o cadastro basta apresentar um documento de identificação.

Os cidadãos que estão desalojados (acolhidos por familiares ou amigos) também precisam formalizar o cadastro pessoalmente para que consigam obter a ajuda do Poder Público, caso necessitem.

VOLUNTÁRIOS

Toda ajuda é bem-vinda e faz a diferente neste momento. Cidadãos podem se cadastrar para atuar como voluntários e podem ajudar na preparação das refeições, na limpeza, no transporte, entre outras ações imprescindíveis.

O cadastro de voluntários pode ser feito pessoalmente no ginásio de esportes ou através do sistema da Defesa Civil do Paraná: https://www.sisdc.pr.gov.br/sdc/publico/voluntario/pf/incluir.jsp

    Click Riomafra
    © 2026. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.