Rio Negro celebrará nesta sexta-feira os 100 anos da biblioteca pública
Há 18 horas
Por Assessoria

Nesta sexta-feira será realizada a solenidade em homenagem aos 100 anos da Biblioteca Pública Municipal de Rio Negro. O evento terá início às 19h na própria biblioteca, que está localizada na Rua Getúlio Vargas, nº 680, no Centro.

Na programação haverá a apresentação do histórico do local, apresentações culturais, exposição, homenagens e muito mais. Toda a população está convidada.

A biblioteca pública de Rio Negro foi criada no dia 18 de outubro de 1926, através da Lei nº 294. Ela funcionou em diferentes locais durante todo esse tempo. Em 1979, por exemplo, passou a funcionar na Rua Comendador Franco, quando recebeu oficialmente o atual nome: “Biblioteca Pública Municipal Professor Venceslau Muniz”. Além do Centro, a biblioteca também funcionou por muitos anos no bairro Bom Jesus.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O atual local na Rua Getúlio Vargas foi estabelecido em 2001. No dia 15 de novembro daquele ano foi inaugurado o Centro de Cultura Agostinho Paizani Filho, que tem a biblioteca pública como o principal atrativo.

Com aproximadamente 30 mil livros no acervo, atualmente o município de Rio Negro possui uma das maiores bibliotecas da região graças aos apoios que recebeu durante todos esses 100 anos de história. A dedicação de todos os servidores que tiveram o privilégio de atuar no local também foi fundamental para que o local se fortalecesse cada vez mais.

O evento desta sexta-feira tem como objetivo valorizar toda a história desse importante local. Sem dúvida a biblioteca pública fez e ainda faz parte da vida de muitas pessoas. Desde a sua criação a biblioteca ajudou a formar cidadãos e a fortalecer o município de Rio Negro como um todo.

    Click Riomafra
    © 2026. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.