6ª Conferência Municipal das Cidades acontece nesta semana em Rio Negro e Mafra

Por Redação Click Riomafra - 09/05/2016

Nesta semana ocorre a 6ª Conferência Municipal das Cidades, evento que tem como tema central: “Função social da cidade e da propriedade: cidades inclusivas, participativas e socialmente juntas”. O objetivo da conferência é proporcionar um espaço democrático de discussões e reflexões entre as autoridades e gestores municipais e os diversos segmentos da sociedade civil, em torno das estratégias que apontam diretrizes para política de desenvolvimento urbano sustentável das cidades.

Em Mafra o evento ocorrerá na próxima quinta-feira (12) nas dependências da Amplanorte, entre as 08 e 18h.

Em Rio Negro a 6ª Conferência Municipal das Cidades ocorrerá na sexta-feira (13) no Auditório Antônio Cândido do Amaral (popular Cine Teatro Seminário), situado em anexo a prefeitura. O evento terá início às 08h e término previsto para as 18h.

Por meio do Decreto nº 3917, de 18 de fevereiro de 2016, o prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, convocou oficialmente a conferência, que está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Mafra. Em Rio Negro, o prefeito Milton José Paizani através do Decreto Municipal nº 024/2016 definiu o vice prefeito, James Karson Valério, para ser o coordenador do evento.

Em Mafra foram definidos três eixos de debates, com os seguintes assuntos: Saneamento básico e meio ambiente, Acessibilidade e mobilidade, Equipamentos comunitários e habitação. Cada eixo será composto aleatoriamente entre todos os convidados. As propostas elencadas em cada eixo serão levadas a plenária para votação e as escolhidas encaminhadas à Conferência Estadual, com data e local a serem definidos. Também, na ocasião, serão eleitos delegados para a etapa estadual.

As conferências municipais são públicas e acessíveis a todos os cidadãos. Para os organizadores da conferência a participação popular é fundamental. “Os temas de relevância para o nosso município podem ser semelhantes aos de outras cidades. Estes podem ser levados à conferência estadual e nacional como propostas, uma vez que atingem diretamente a vida das pessoas”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para a comissão organizadora, esta conferência será responsável pela proposição de políticas públicas para a área social. Portanto, este evento só terá respaldo caso haja ampla participação popular nas discussões dos eixos. “Esperamos que este evento seja um momento reservado ao debate, no qual a comunidade tenha voz ativa, contribuindo para a elaboração de políticas públicas que possibilitem a melhoria na infraestrutura urbana do município, voltada ao bem estar social”, declararam.

O objetivo é fazer com que o cidadão reflita sobre a realidade da cidade. O evento irá propiciar aos participantes a discussão de forma democrática e abrangente, questões diante dos espaços públicos de qualidade, as habitações de interesse social, a política de regularização fundiária urbana, a existência no município de órgãos ou instâncias que partilham dos cuidados com o desenvolvimento do setor, bem como, debater sobre as potencialidades econômicas do Município, além de outros assuntos afins.

Ilustração_6ª conferencia das cidaes - maio16

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.