Um trágico acidente na noite da última terça-feira (19), tirou a vida do padre Mário Kovalczyk, de 36 anos. Pároco da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde do municÃpio de Quitandinha, ele foi vÃtima de uma colisão frontal na Rodovia do Xisto, BR-476, entre as cidades de Araucária e Contenda.
A tragédia causou muita comoção em Quitandinha, municÃpio com uma população muito religiosa. Foi decretado luto de dois dias.
Mário veio para Quitandinha em 2011 quando o seu irmão, o padre Lauro Kovalczyk, assumiu a paróquia. Em 2013 ele foi remanejado pela Diocese de São José dos Pinhais para o municÃpio de Agudos do Sul, onde assumiu a paróquia daquela cidade. Mário voltou para Quitandinha em 2014, onde assumiu a paróquia e alternava com o irmão as celebrações da igreja.
Carismático, ele trazia em suas doutrinas um dinamismo pastoral, voltado especialmente ao público jovem. Muito ativo junto à comunidade, o padre foi um os idealizadores do Natal Luz, que em 2015 teve sua 5ª edição. Mário estudou teologia moral na faculdade UKSW Warszawa, em Varsóvia, na Polónia.
Na noite da última quarta-feira (20), aconteceu a missa de corpo presente na Paróquia da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Quitandinha. O corpo foi translado na sequência para o municÃpio de Cruz Machado para velório e sepultamento, cidade onde o padre Mário Kovalczyk era natural.