
Foto: Robson Komochena
A noite do último sábado (29), foi mais uma marcante na trajetória do Mafra Ferromax Futsal, que mais uma vez orgulhou sua torcida vencendo o clássico diante de Canoinhas. Com a vitória, por 4 a 2, o time mafrense garantiu sua vaga nos playoffs da Divisão Especial, sendo a única equipe vinda da Primeira Divisão de 2015 que conseguiu a classificação para a terceira fase da competição.
Com todos os atletas à disposição, o técnico Sandro de Oliveira Colvero iniciou o embate, válido pela quinta rodada do returno da segunda fase, com o quinteto: Dudu (goleiro), Cleitão (fixo/capitão), Libânio (ala), Lolatto (ala) e André (pivô). A disputada partida teve o comando os árbitros Claudionei Laguna e Fabiano dos Santos, além do acompanhamento de Marcel Ribeiro, gestor de clubes da Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS).
GOLS
Capitão Cleitão, logo no início do embate, fez o Ginásio Wilson Buch estremecer com a festa da torcida, que lotava suas dependências, aos 01min49seg, quando marcou o primeiro gol para o Mafra Ferromax. Canoinhense Daniel, aos 07min43seg, igualou o placar para a equipe visitante. Ainda no primeiro tempo, a equipe da casa passou mais uma vez na frente, aos 12min49seg, novamente com gol assinado por Cleitão.
A segunda etapa veio com o empate de Canoinhas, aos 08min09seg, com mais um gol de Daniel. Como somente a vitória classificaria o Mafra Ferromax, o técnico Sandro trabalhou nos minutos finais com o ala Feroz como ‘linha-gol’, onde aos 18min33seg, o ala Lolatto recebeu a bola na área e mandou para o fundo do gol.
Com o placar, quem veio com o ‘linha-gol’ foi a equipe visitante, porém, faltando dois segundos, em uma sobra de bola, o pivô André anotou o quarto gol, decretando a vitória do Mafra Ferromax e, consequentemente, sua classificação para a próxima fase (playoffs).
AVALIAÇÃO TÉCNICA
“Um momento marcante para o Mafra Ferromax na trajetória 2016”, foi assim que o técnico Sandro de Oliveira Colvero resumiu o embate.
“Num jogo digno de uma decisão de vaga para os playoffs da Divisão Especial, nossa equipe fez uma grande partida, buscou o placar do princípio ao final do confronto, esteve na frente do marcador duas vezes, sofreu os empates mas teve força mental, foco e lucidez tática para, na zona de definição do jogo, conquistar esta grande vitória que nos permite atingir um dos objetivos da temporada que era o de chegar nos playoffs, já em um primeiro ano de participação da equipe na Divisão Especial. E, por sinal, o Mafra Ferromax é a única equipe que subiu este ano a chegar nesta fase de ‘mata-mata’ da competição”, explanou Sandro.
Para o treinador, o Mafra Ferromax fez um início de jogo muito bom, com intensidade, e velocidade, abrindo cedo o placar e mantendo bom volume de jogo. “Sofremos o empate em uma bola parada bem finalizada e que acabou desviando na nossa defesa, mas fomos buscar novamente a vantagem também numa jogada de bola parada muito bem finalizada. E apesar de algumas chances de ambas as equipes a primeira etapa terminou assim”.
“No segundo tempo voltamos bem concentrados, as duas equipes buscavam o ataque, a equipe adversária teve que se expor um pouco mais e tivemos três chances claras de aumentar a vantagem e não fomos efetivos. Um pouco antes da metade do segundo tempo o adversário empatou numa boa jogada individual e o jogo ganhou em tensão. Conseguimos criar de duas a três chances reais e claras de passar à frente novamente mas não obtivemos êxito nas conclusões. Nós atacávamos e o adversário se defendia e tentava explorar o contra-ataque. Com isso a partida entrou na ‘zona de definição’ (últimos cinco minutos) e com a necessidade da vitória utilizamos a situação do ‘linha-gol’, a equipe teve a confiança e consciência de fazer o que é treinado e depois de desperdiçar uma oportunidade, a segunda chance criada não foi desperdiçada e passamos novamente à frente nos últimos dois minutos do embate. A partir daí, eles tiveram que tentar com o ‘linha-gol’, mas marcamos bem e conseguimos manter e ainda aumentar o escore com um gol faltando dois segundos para acabar”, explicou.
Sandro reconhece que a equipe já sabia desde o início da fase que seria um grupo equilibrado e a classificação seria muito disputada. “Chegamos na última rodada precisando vencer um dos maiores clássicos regionais de Santa Catarina e nossa equipe foi guerreira, teve a atitude necessária num momento de decisão, jogou um futsal de muita competitividade e qualidade, vencemos com propriedade um adversário também de qualidade e que valorizou muito nossa classificação”.
Finalizando, o treinador comenta sobre o os próximos passos da equipe mafrense dentro da Divisão Especial: “Agora é continuar focado no trabalho e ‘querendo ainda mais’ dentro da competição. Mesmo tendo atingido a primeira meta dentro do campeonato, vamos continuar acreditando que podemos superar os nossos próprios limites e que podemos, quem sabe, seguir buscando surpreender mesmo sabendo da grande qualidade do nosso próximo adversário”, concluiu.
PLAYOFFS
Pela ‘chave B’, além do Mafra Ferromax, que se classificou em quarto, com 10 pontos, passaram para a próxima fase as equipes: Concórdia, na primeira posição, com 27 pontos, seguida de Floripa, com 22 pontos, em segundo. A terceira posição da chave ficou para a Chapecoense, que computou 13 pontos.
Já pela ‘chave C’, estão classificadas as equipes: JEC/Krona (19 pontos), em primeiro lugar; Jaraguá, com 19 pontos, na segunda posição; Joaçaba, 18 pontos, em terceiro e, na quarta colocação, com 14 pontos, o time de Tubarão.
Os cruzamentos da terceira fase da Divisão Especial, com jogos de ida e volta, ficaram definidos da seguinte forma: Concórdia x Tubarão, Mafra Ferromax x JEC/Krona, Floripa x Joaçaba e Jaraguá x Chapecoense.
As datas dos jogos ainda não foram decididas pela FCFS, a qual deverá divulgar ainda nesta semana.