
A implantação do estacionamento rotativo em Mafra – tão esperado e discutido por motoristas e comerciantes locais há anos –, está em processo de finalização pela Prefeitura Municipal. Reunião da Comissão Municipal de Trânsito, realizada na manhã da terça-feira (09), definiu os últimos detalhes para a atualização da lei 3.886, de 2012 para, posteriormente, dar início ao processo licitatório para contratação da empresa que vai gerir todo o sistema.
“A intenção da administração Municipal é implantar todo o estacionamento rotativo em uma única etapa e não mais em duas como estava anteriormente previsto”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Delfim Roque Girardi, enfatizando que todas as sugestões de mudanças serão apresentadas ao Conselho Municipal de Trânsito para serem discutidas e aprovadas antes de enviadas à Câmara de Vereadores.
VAGAS E VALORES
Deverão ser ofertadas cerca de dois mil vagas nas ruas centrais de Mafra, das quais 5% serão destinadas para idosos, 2% para deficientes e 5% para motociclistas.
Os valores inicialmente propostos – mas que ainda deverão ser aprovados pelo Conselho Municipal – serão de R$ 0,75 para meia hora e R$ 1,50 para uma hora. O estacionamento deverá funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. Para carga e descarga será permitido somente até às 9h e após as 18h. A correção dos valores deverá ser anual.
Segundo definido pela comissão, os recursos advindos tanto do estacionamento rotativo como das multas serão destinados aos fundos municipais de trânsito e de mobilidade urbana e acessibilidade.