Aprovado o dia da conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa em Mafra
O dia 15 de junho é mundialmente dedicado a esta causa
Há 8 anos - Atualizado em
Por Gazeta de Riomafra

Nesta terça-feira, 11, a Câmara de Mafra aprovou o projeto de lei nº 15/2017 que institui dia 15 de junho como dada comemorativa da conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

No projeto de lei, ficam autorizadas atividades no dia 15 de junho em conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. Entre elas, campanha de conscientização da população com apoio de universidades, órgãos de classe, sindicatos e demais entidades da sociedade civil para organização de debates e palestras sobre as formas de divulgar a prevenção da violência contra a pessoa idosa.

O dia 15 de junho é mundialmente dedicado a esta causa, por isso a necessidade de integrar a data ao calendário municipal de ações preventivas e de conscientização em relação ao tema, relata o autor do projeto.

Também apresentou dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que indicam que um a cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais. O estudo aponta que em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos do que crianças menores de 15 anos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em 2012, 810 milhões de pessoas tinham 60 anos ou mais, constituindo 11,5% da população global. Projeta-se que esse número alcance 1 bilhão em menos de dês anos e mais que duplique em 20150, alcançando 2 bilhões de pessoas ou 22% da população global. Já no Brasil, segundo o IBGE, a população idosa totaliza 23,5 milhões de habitantes.

– É necessário que conscientizemos nossos jovens, pois em nosso futuro os idosos estarão mais presentes e mais atuantes na sociedade – destacou vereador Eder Gielgen.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.