
Na manhã desta quarta-feira (21/08) a Policia Civil de Santa Catarina, deflagrou a Operação “Saldo Negativo”, através da Divisão de Investigação Criminal de Mafra e da Divisão de Investigação Criminal de São Bento do Sul.
Esta Operação “Saldo Negativo” visa o cumprimento de mandados de prisão e mandados de busca e apreensão nas residências de suspeitos, que estão envolvidos com o arrombamento de caixas eletrônicos ocorridos no estado de Santa Catarina.
Na cidade de Mafra estas operações iniciaram em junho (2ª quinzena), devido os arrombamentos em caixas eletrônicos nos municípios da região do Planalto Norte (Mafra e Itaiópolis). Os arrombadores destruíram vários caixas eletrônicos e roubaram os envelopes com dinheiro que foram depositados.
A Policia Civil registrou ainda ações da quadrilha nas cidades de Papanduva e Rio Negrinho e outros municípios do sul do estado, Capivari de Baixo, Braço do Norte, Araranguá, Criciúma, São Ludgero e Santa Rosa do Sul.
A quadrilha monitorava as agencias bancárias nos finais de semana e agiam no momento oportuno, com pouca movimentação de pessoas e com o auxilio de terceiros na área externas destas agencias.
Os criminosos arrombavam a parte frontal dos caixas eletrônicos e levavam os envelopes com dinheiro depositados pelos clientes, causando prejuízo e transtorno para a instituição financeira.
Através das investigações entre a Policia Civil, Militar e Policia Rodoviária Federal, chegaram à conclusão que a quadrilha era formada por elementos de Joinville e de São Paulo. Os ataques ás vezes eram nas cidades da região sul e outras da região norte do estado.
Após várias investigações pelas DICs da cidade de Mafra e São Bento do Sul os policiais civis, identificaram a quadrilha que agia em arrombamentos destes caixas eletrônicos.
Foram presos 10 suspeitos, sendo quatro de Joinville e mais seis do estado de São Paulo e ainda oito mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos na cidade catarinense de Joinville e de São Paulo (Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes) e na capital paulista.