Escola Agrícola de Mafra abre as portas para a comunidade no 6º Dia de Campo
Há 6 anos
Por Assessoria

A Escola Agrícola de Mafra “Prefeito José Schultz Filho” recebeu nos dias 30 e 31 de outubro as famílias dos seus alunos, amigos e a comunidade escolar, além de dezenas de estudantes de outras escolas para presenciarem os projetos e trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2019. Foi o VI Dia de Campo realizado pela unidade.

Divididos em grupos, todos os alunos apresentaram projetos aos visitantes, explicando seu funcionamento, objetivos e resultados. Foi assim com o projeto de recuperação e conservação de nascentes, de iniciativa do grupo ambiental da escola “Bicho Grilo”. Ele visa inicialmente preservar as nascentes existentes na área escolar e posteriormente estender para todo o município. As ações desse projeto já estão adiantadas, tendo sido apresentado como projeto de lei à Câmara Mirim, que o aprovou. “São as nascentes que vão abastecer os rios e os rios que vão nos abastecer”, explicaram os alunos, ressaltando a importância e necessidade de preservação. Eles reafirmaram a intenção de levar esse mesmo projeto para as propriedades rurais que possuam nascentes em suas áreas. Em paralelo, outras turmas apresentavam o projeto interdisciplinar de educação ambiental.

ALIMENTOS NÃO CONVENCIONAIS

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os presentes puderam acompanhar ainda as explicações dos alunos da disciplina de Práticas Industriais, de confecção de geleias nada convencionais, como de rosas e violetas ou ainda geleia de erva-mate. Também era possível ver massas para macarrão ou pirogue feitos com cenoura, beterraba e outras verduras, além de conservas variadas e laticínios. Também conheceram novas opções de alimentos (que na realidade são antigos), preparados com plantas diferentes – PANC´s plantas alimentícias não convencionais, como Sálvia peixinho, Bertalha – da qual se pode comer desde as folhas ao bulbo, a Ora-pro-nóbis, batata doce roxa, araruta, entre outras.

Controle biológico de pragas como o inseticida caseiro que elimina pulgões, cochonilhas e ácaros, foi mais um projeto que pôde ser conhecido. Ou ainda, a chocadeira elétrica e o desidratador para massas e vegetais, feitos com sucatas como geladeiras velhas e outros equipamentos.

APRENDE NA ESCOLA E REPASSA EM CASA

Marcos e Gisélia Stoebel, pais do aluno Bruno Michel, do 6º ano, acharam muito interessante conhecer os trabalhos com os quais o filho vem atuando. “É tudo muito interessante, pois o que ele aprende ele repassa em casa”, declararam exemplificando com o requeijão cremoso que ensinou a fazer em casa, a casca de laranja caramelizada e a sálvia empanada. Como são produtores rurais da Vila Ruthes, disseram que o filho já está fazendo comparações com os trabalhos realizados pelos pais com o que aprende na escola. “Ele está gostando muito desse primeiro ano na escola”, declararam.

A mãe da aluna Eliane Aparecida W. Oderdingue, do 8º ano, Keli Washington, conhece bem a escola há anos, pois já teve outra filha estudando na Escola Agrícola. “Ela adora aqui e vai continuar no ano que vem, e é uma pena que não possa permanecer no segundo grau”, declarou. Ela chegou cedo e pretendia passar o dia na escola. “Gosto muito da maneira como eles trabalham com os alunos na prática, através dos projetos”, afirmou salientando que “eles sempre tem uma novidade”.  Sobre o dia de campo na escola disse ser muito bom ver a família na escola, pois é um local onde pais e mães devem atuar como parceiros.

PROJETOS VARIADOS

O VI Dia de Campo da Escola Agrícola apresentou ainda projetos diferenciados como o de artes, “As cores da terra: tintas naturais produzidas com solo”, em que revelavam uma paleta variada de cores. E ainda, os projetos de Suinocultura, Cunicultura, Caprinocultura, Ovinocultura, Bovinocultura de leite, jardim de suculentas, mandala de plantas medicinais, xadrez na escola, alfabeto visual, trilha ecológica, Compostagem, Horticultura, Olericultura, Fruticultura, Jardinagem, Mecanização e muitos outros.

Conforme declarações do gestor da unidade, Jefferson José Bauer, o Dia de Campo tem por objetivo divulgar a escola e seus projetos. “Queremos mostrar as atividades desenvolvidas que são voltadas à formação técnica e de educação ambiental e ainda incentivar alunos de outras escolas ou mesmo de escolas da rede municipal a buscarem essa formação”.

Clique na imagem para ampliar:

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.