Sem a previsão de um grande volume de chuvas para os próximos dias e com a média muito abaixo do esperado nos meses de março e abril a Prefeitura de Itaiópolis decretou na segunda-feira (4) situação de emergência devido a estiagem.
Em março choveu 10,28% do esperado para o mês e em abril apenas 48,38%.
A estiagem fez o rio São Lourenço, principal fonte de abastecimento de água de Itaiópolis, entrasse em situação crÃtica, o que dificulta a captação de água por parte de Casan. Além disto reduziu de forma drástica os nÃveis dos açudes, reservatórios e bebedouros que abastecem as áreas rurais, causando perdas consideráveis na agricultura e pecuária.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da comissão municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. E, dispensa as licitações para contratos de aquisição de bens necessários à s atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários, desde que possam ser concluÃdas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos.
Segundo a meteorologia, não há previsão de chuvas para os próximos dias e para o perÃodo de inverno, a situação é mais desanimadora ainda. Segundo o Ciran, a região terá um perÃodo de inverno mais seco das últimas décadas.
Uso consciente da água