Aprenda a manter seu bebê aquecido e seguro no inverno

Por Assessoria - 25/07/2019
Foto: UOL

Quem tem criança em casa tem também uma preocupação extra no inverno: manter os filhos aquecidos e longe de doenças causadas pela estação. Nesta temporada, o clima fica seco e as doenças respiratórias são mais comuns, afetando principalmente os recém-nascidos e crianças de até dois anos.

De acordo com o site CantinhoDosPapais, os bebês, especialmente nos seis primeiros meses, sofrem muito com as alterações de temperatura e com o nariz constantemente obstruído. Isso porque na barriga da mãe ele fica envolto pelo líquido amniótico, que, entre outras funções, ajuda a manter a temperatura adequada. Por isso, é essencial redobrar os cuidados com eles nesta época do ano.

Confira algumas dicas de como fazer isso da melhor forma possível:

Passeios

Levar a criança para pegar sol, ver a luz do dia e interagir com o meio ambiente é muito importante e continua sendo, mesmo no inverno. Porém, recomenda-se que evite-se lugares muitos cheios ou fechados.

O ideal é vestir roupas adequadas na criança e fazer o passeio ao ar livre antes das 10h ou depois das 17h. Evite sair depois do banho e cuidado com o vento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Banho

Esse é um momento muito delicado, principalmente para quem mora em lugares que fazem muito frio. Lembre-se antes de tudo que a criança não precisa de tanto banho quanto os adultos. No inverno, um banho por dia, de preferência no fim da tarde, antes de anoitecer, é o ideal.

Feche bem o ambiente onde será realizado o banho. Se possível, ligue o chuveiro um pouco antes no quente para vaporizar o ambiente e evitar choque térmico na criança.

Não leve brinquedos, pois nessa época do ano os banhos precisam ser rápidos. Depois, seque muito bem o seu bebê e coloque roupas quentes nele.

Roupas adequadas

Vista a criança em camadas. Coloque sempre um body limpo e leve por baixo, uma calça e um macacão, ou roupas que se assemelhem a essas. O melhor é que a roupa seja de algodão, pois a lã pode causar alergia e ressacar a pele e o náilon não é adequado para o frio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além disso, cubra sempre as mãos, os pés e a cabeça. As extremidades são importantíssimas para manter seu bebê aquecido. Não esqueça também de sempre ter uma manta por perto. Mas tenha bom senso e observe, não deixe a criança transpirar, isso também pode fazer mal.

Pisos

Se o seu bebê já está na fase de engatinhar, coloque sempre calças e joelheiras nele para que não tenha contato com o piso gelado. Além disso, é interessante manter tapetes de borrachas para protegê-lo também de possíveis quedas. Meias antiderrapantes também são boas pedidas.

Visitas

Inverno é sinônimo de gente gripadas. É essencial que você peça para amigos e parentes que estejam constipados para adiarem a visita ao bebê. O sistema imunológico dele não é 100% ainda e ele pode ser contaminado.

Além disso, mesmo que as visitas não estejam gripadas, peça para elas higienizarem bem as mãos e não pegarem na mão da criança.

Na hora de dormir

Todo mundo gosta de dormir bem aconchegado e quentinho, seu bebê também. Vista ele em camadas e com pijamas de flanela. Não use cobertor, eles podem ser perigosos. Se estiver muito frio, recorra a sacos de dormir feitos para bebês. Além disso, mantenha o quarto aquecido e ventilado, para evitar problemas respiratórios.

Prevenção

Além de tudo que ensinamos aqui, lembre-se de manter as narinas da criança sempre limpas e hidratadas. Use soro fisiológico e evite que as secreções fiquem paradas.

Se seu filho já consome outros alimentos, dê para ele frutas com vitamina C e o mantenha sempre bem hidratado, é fundamental para evitar doenças no inverno.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.