Dicas e cuidados para praticar exercícios em casa no inverno

Fazer exercícios físicos é importante em qualquer temperatura, mas em dias muito frios alguns cuidados são necessários. Por isso, vamos te dar algumas dicas para se exercitar sem sair de casa.

Por Assessoria - 13/08/2019

O inverno de 2019 tem tido alguns dias de frio intenso, mas está inconstante, variando com dias de calor. E isso pode afetar muito quem deseja manter uma rotina diária de exercícios. Muitas pessoas podem pensar que se exercitar em casa no frio é uma questão apenas de preguiça ou indisposição, mas não é só isso: se expor à temperaturas muito baixas na hora da prática de exercícios é prejudicial à saúde, podendo causar instantaneamente um quadro parecido com o da asma se o ar não tiver tempo de ser aquecido antes de chegar aos pulmões.

É essencial que você não deixe o frio te dominar, mas fazer os exercícios em casa é realmente mais seguro, principalmente para pessoas com problemas no coração. Isso porque o risco de sofrer uma parada cardíaca aumenta no frio, quando os vasos sanguíneos ficam mais contraídos.

Para começar a praticar os seus exercícios dentro de casa, sempre se aqueça antes, e comece o exercício de forma lenta. Segundo o portal Dráuzio Varella, isso prepara a sua musculatura e suas articulações para as temperaturas baixas.

É comum se esquecer de beber água durante os exercícios no inverno, porque não sentimos o calor e a sede de forma intensa, então lembre sempre de se hidratar. Também evite fazer longos intervalos entre os exercícios porque isso abaixa a temperatura do corpo e nos deixa mais sujeitos a problemas de saúde.

Segundo Felipe Ruiz, editor do portal VcEmForma, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso ter equipamentos específicos como esteiras e bicicletas ergométricas para praticar exercícios em casa, pois exercícios simples como os polichinelos, as flexões de braço, agachamentos e abdominais já são bastante eficazes.

Exercícios que envolvem o alongamento do corpo, como Yoga e Pilates, também são muito adequados para se fazer dentro de casa e no frio. O ambiente é perfeito para a realização deles e o tipo de exercício se enquadra muito bem nas condições de temperaturas baixas, pois ajuda na circulação do sangue e no relaxamento dos músculos, que tendem a ficar mais contraídos nas baixas temperaturas.

Outra dica importante é manter o corpo aquecido através das roupas. Mesmo que limite um pouco os seus movimentos durante o exercício, é essencial estar bem agasalhado. Depois de se exercitar, troque de roupa o mais rápido possível, pois as roupas molhadas de suor entrando em contato com o ar frio podem te deixar propenso a contrair um resfriado ou até mesmo uma infecção.

Tente aproveitar os momentos de sol para se exercitar em casa, tendo em vista que realizar as atividades físicas a noite deixam o corpo mais exposto ao frio, aumentando os riscos que falamos anteriormente.

Além disso, ao aproveitar o sol você estará elevando os níveis de vitamina D do seu corpo, o que pode melhorar muito o seu ânimo e a sua motivação para continuar se exercitando.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.