Entenda como o Home Office pode ajudar as empresas na pandemia

Por Click Riomafra - 10/07/2020

Atualmente o gerenciamento de um negócio depende de uma série de fatores. Ter presença digital, um site e uma boa hospedagem de site são alguns deles.

- CONTINUA AP√ďS A PUBLICIDADE -

Porém, diante da pandemia, é preciso encontrar novas possibilidades para fortalecer o seu negócio.

Um deles √© a ado√ß√£o do Trabalho Remoto, tamb√©m conhecido como o Home Office. O ‚ÄúEscrit√≥rio em Casa‚ÄĚ √© hoje um dia uma realidade para muitos profissionais das mais variadas √°reas.

Arquitetos, advogados, designers, publicitários, programadores e freelancers que atuam em diversos segmentos estão aptos a atuar por meio do trabalho remoto. Para saber mais a respeito desse assunto, esse artigo aborda os seguintes tópicos:

  • O que √© o Home Office
  • Vantagens do Home Office em tempos de pandemia
  • Empreendimentos que podem adotar o Home Office
  • Dicas para adotar o Home Office na sua empresa
  • Conhe√ßa softwares que auxiliam no Home Office

O que é o Home Office

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Home Office √© um regime de trabalho onde o colaborador realiza as atividades do seu of√≠cio em casa. Vale salientar que apesar do ‚ÄúHome‚ÄĚ no nome, as tarefas n√£o precisam ser realizadas necessariamente em casa.

Dependendo do tipo de trabalho, o fato é que com um notebook em mãos e uma conexão com a internet, qualquer lugar pode ser o ambiente de trabalho. Sendo assim, uma biblioteca ou um espaço de coworking são propícios para ser um local para trabalhar.

O Home Office não é exatamente uma novidade, mas diante de modernos softwares de compartilhamento, bem como da pandemia vigente, esse regime de trabalho se torna essencial para o dia a dia de várias profissionais.

No atual contexto, em que distanciamento é a palavra de ordem, o que impede muitas empresas de interromperem as suas atividades é justamente o Home Office.

Vantagens do Home Office em tempos de pandemia

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Escritório em Casa é a alternativa viável para vários negócios funcionarem durante esse período de quarentena.

Lojas online, por exemplo, com uma boa hospedagem de sites e plataforma adequada, podem muito bem ser gerenciadas via Home Office.

No atual contexto, gra√ßas a softwares online e a internet, √© poss√≠vel efetuar at√© reuni√Ķes com todos os integrantes em suas respectivas casas.

Além disso, é válido citar outras vantagens proporcionadas pelo Home Office. Vamos ver algumas das mais evidentes nessa pandemia?

A permanência do negócio 

A partir do momento que os colaboradores – ou pelo menos boa parte deles – est√£o aptos a enviar e compartilhar relat√≥rios da pr√≥pria casa, a empresa tem condi√ß√Ķes manter as suas atividades.

Com isso, os efeitos da pandemia na rotina e no lucro do negócio não terão efeitos tão devastadores.

A sa√ļde agradece¬†

Com os colaboradores em casa e evitando aglomera√ß√Ķes, mais chance a empresa tem de preservar a sa√ļde deles. Al√©m disso, a marca da empresa se torna bem vista ao demonstrar engajamento em uma causa t√£o importante, que √© preservar o bem estar de todos.

Menos gastos para a empresa 

O Home Office reduz alguns gastos, como, por exemplo, o transporte e a alimentação dos colaboradores. Além do mais, há também uma redução de custos envolvendo outras áreas, como o consumo de luz e de água na empresa.

Retenção e atração de talentos 

O Home Office já é uma realidade no cotidiano de várias empresas. Ele é uma boa maneira de fisgar muitos profissionais talentosos que estão entrando no mercado de trabalho e dominam ferramentas que propiciam o Home Office.

No entanto, tamb√©m √© importante lembrar que o Trabalho Remoto √© √ļtil para manter os seus funcion√°rios, pois eles conhecem as vantagens dessa modalidade de trabalho e preferem empresas que adotam essa alternativa.

Negócios que podem adotar o Home Office

O trabalho em casa é repleto de vantagens, contudo, nem todos os segmentos profissionais estão aptos a adotá-lo. Um dos requisitos para usufruir dos benefícios que esse modelo apresenta é ter acesso à internet.

Por essa raz√£o, startups e escrit√≥rios em geral possuem amplas condi√ß√Ķes de adotar o trabalho √† dist√Ęncia, pois esses tipos de empresas geralmente precisam apenas de um computador e internet para executarem a maioria das suas atividades.

Há também outras iniciativas e pequenos empreendimentos que podem ser considerados Home Office sem necessariamente estarem relacionados com tecnologia e inovação. Artesanato e a produção de doces e salgadinhos são exemplos disso.

Contadores, advogados, arquitetos e demais profissionais liberais podem exercer boa parte das suas respectivas fun√ß√Ķes por meio do Home Office. Atualmente h√° v√°rios softwares adequados para isso.

Jornalistas, publicit√°rios, designers e fot√≥grafos que atuam como freelancers possuem plenas condi√ß√Ķes para aproveitarem os benef√≠cios do Home Office.

Ainda mais se investirem em um site com uma hospedagem de sites de qualidade é possível assegurar para o seu trabalho presença digital e profissionalismo.

Inclusive, em tempos de pandemia, esses profissionais podem interagir com os seus clientes e contatos por redes sociais e também por conferência de vídeo.

Dicas para adotar o Home Office na sua empresa

Com o objetivo de driblar as adversidades causadas pela pandemia, é importante adotar o Home Office na sua empresa. Porém, é fundamental ficar de olho no que a lei diz sobre o assunto.

√Č importante tamb√©m escolher os melhores softwares e recursos para desenvolver um trabalho de qualidade. Nesse caso, confira algumas dicas abaixo.

Obedecer a lei 

A aplicação do home office exige a previsão expressa no contrato de trabalho do empregado.

Hoje em dia, de acordo com a Lei n. 13.467/2017 e nos artigos 75-A a 75-E da CLT na reforma trabalhista, o empregador e empregado devem obedecer algumas normas em se tratando de trabalho remoto.

Mantenha a produtividade 

Entre as vantagens do Home Office est√° o fato de n√£o necessitar acordar muito cedo e perder muito tempo no tr√Ęnsito. Tamb√©m h√° mais flexibilidade com o hor√°rio, afinal, o escrit√≥rio √© na pr√≥pria casa.

Porém, é importante não exagerar nessa flexibilidade. Sendo assim, gestores e funcionários devem estar cientes de que há horários a serem cumpridos e tarefas que devem ser concluídas.

Mesmo online mantenha a interação 

Uma das grandes preocupa√ß√Ķes na hora de adotar o Home Office √© a intera√ß√£o prejudicada entre a equipe. Al√©m disso, o isolamento, em alguns casos, pode atrapalhar aquele v√≠nculo com os colegas e os valores da empresa.

O ideal, nesse caso, √© utilizar softwares que facilitam ao m√°ximo a intera√ß√£o. Lembre-se que hoje em dia √© poss√≠vel efetuar reuni√Ķes online por meio de v√≠deos, por exemplo.

Se o seu neg√≥cio √© um blog, al√©m de ter uma hospedagem de site para assegurar o melhor fluxo de tr√°fego, n√£o esque√ßa de interagir com o seu p√ļblico.

Conheça softwares que auxiliam no Home Office

Se o trabalho remoto é uma alternativa eficiente diante da pandemia, os motivos para isso são algumas ferramentas online que permitem o compartilhamento de arquivos e a interação entre os usuários. Confira algumas das mais conhecidas e utilizadas abaixo.

Google Drive 

√Č a ferramenta gr√°tis do Google e baseada na Computa√ß√£o em Nuvem. Ou seja, por meio dela voc√™ pode criar, compartilhar, armazenar e acessar sempre que quiser os mais diversos tipos de arquivos, desde planilhas, slides, textos, √°udio e v√≠deo.

No caso de empresas, é interessante adotar a versão do Drive com mais recursos de armazenamento.

Zoom

¬†√Č o software que pode ser utilizado para confer√™ncia de v√≠deos. Ele permite a cria√ß√£o de salas de reuni√Ķes, convidando participantes, gravando as reuni√Ķes e interagindo com eles.

Trello 

√Č um software de gest√£o de projetos. A usabilidade dele permite o gerenciamento de uma equipe de trabalho, distribuindo tarefas, estabelecendo prazos e agendando compromissos.

O Trello também permite o compartilhamento de arquivos. Portanto, é possível enviar e receber imagens, textos, gráficos e vídeos.

√Č bem prov√°vel que o Home Office n√£o perca a sua relev√Ęncia mesmo depois da pandemia¬†

As vantagens estão aí, os recursos também. Por tudo isso, muitas empresas podem adotar o modelo de Home Office como um padrão de trabalho.

E então, o que você acha dessa possibilidade? Sua empresa pretende continuar adotando o trabalho remoto mesmo após a pandemia?

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENT√ĀRIO

Por favor, digite o seu coment√°rio.
Por favor, informe o seu nome.