Equipe de basquete sub-12 conquista o bronze no Campeonato Estadual de Basquetebol Feminino

Depois de ficar em 8º lugar em 2017 e em 13º em 2018 a equipe da ABAM Basquetebol Mafra/DME chega ao merecido pódio este ano

Por Assessoria - 02/11/2019

Depois de meses de esforço coletivo, muitos treinos, contusões e superações, veio a recompensa pela dedicação das atletas de basquetebol de Mafra sub-12 com a conquista da medalha de bronze no Campeonato Estadual de Basquetebol Feminino, tendo a fase final disputada no último final de semana em Lages (25, 26 e 27 de outubro) no Ginásio Ivo Silveira. Sob o comando do treinador Plácido Gaissler Filho, a equipe ABAM Basquetebol Mafra/DME foi competir determinada a trazer uma medalha para o município. “Eu sabia que o ouro e a prata seriam muito difíceis. São Miguel do Oeste e Penha eram as equipes favoritas por terem sido campeãs em suas chaves na segunda fase”, explicou Plácido.

DISPUTA PONTO A PONTO

Na sexta-feira, 25, a equipe de Criciúma (SATC/FME) surpreendeu a de São Miguel do Oeste (ABASMO) vencendo por 39 a 34. E no jogo seguinte Mafra venceu Penha (Penha Basquete) por 47 a 43. No sábado, São Miguel do Oeste venceu Mafra por 61 a 27 e Criciúma ganhou de Penha por 51 a 36. E no domingo enfrentaram-se São Miguel do Oeste e Penha com placar de 61 a 27. No segundo jogo – para definição da equipe campeã – Mafra precisava vencer por 40 pontos de diferença a equipe de Criciúma. Para o treinador, uma missão “quase impossível”. “As meninas jogaram muito bem, até venceram o segundo e último quarto, mas acabaram perdendo o jogo por 37 a 47”, lamentou Plácido. Com este resultado, Criciúma (SATC/FME) garantiu o primeiro lugar (ouro) no quadrangular final. A prata ficou com a ABASMO (São Miguel do Oeste) que venceu Penha Basquete no primeiro jogo do dia, e o bronze ficou com a ABAM Basquetebol Mafra/DME. O Campeonato Estadual Sub-12 Feminino 2019 foi realizado pela Federação Catarinense de Basketball em parceria com a Trimania.

DESTAQUE QUE VALE OURO

Eleita pelos votos de 18 técnicos, a atleta de Mafra, Rafaela Maria Kuss, foi o destaque da competição. “A Rafaela é uma grande jogadora. Determinada a vencer, inteligente e muito rápida na transição da defesa para o ataque, e ótima na finalização para cesta”, declarou orgulhoso o treinador Plácido. “Se ela achar uma forma de participar mais nos treinos, vai com certeza fazer parte da seleção catarinense sub-13 no ano que vem”.

PLANOS PARA 2020

Para quem acha que as atletas terão férias após este campeonato, engana-se. Já nesta quarta-feira, 30, continuam os treinos pensando no próximo campeonato de 2020. Segundo Plácido, o objetivo é manter a equipe entre as quatro finalistas. “Grandes equipes ficaram fora do quadrangular final este ano. Então, com certeza, virão com tudo”.

ESCOLINHA DE BASQUETE

Para as meninas (nascidas entre 2008 e 2011) que quiserem ter um primeiro contato com o basquetebol (mini-basquete), podem comparecer às terças-feiras, às 13 horas no Ginásio de Esportes Tutão. Já a partir das 13h30 acontece o treino para as nascidas em 2007, 2008 e 2009 – categoria sub-13. E das 14h30 ás 17 horas, visando a participação na OLESC, nascidas em 2004, 2005 e 2006 – categorias sub-15 e sub-17.

EQUIPE SUB-12 DE MAFRA

– Maria Eduarda de Andrade

– Rafaela Maria Kuss

– Giovanna Iunszkovzki

– Gabrielly de Fátima Krol

– Ana Carolini dos Anjos Sebode

– Tamyres Cristiane Karvat

РEstela K̦ene

– Kauane Augustin

– Maria Joana Pereira

– Letícia dos Santos Pisck

– Ana Luiza Zaranski de Amorim

– Sarah Karoline Oliveira Lukasinski

AGRADECIMENTOS

O treinador Plácido Gaissler Filho destaca que esta trajetória ao pódio só foi possível com o apoio de muitos colaboradores, desde a participação efetiva dos pais das atletas e amigos que compuseram uma torcida vibrante e ativa, além dos veículos de imprensa locais e demais parcerias. “Agradeço o apoio do poder público municipal, na figura do prefeito Wellington Bielecki e seu secretariado. Também ao DME por meio do Rafael Augusto Cavalheiro (diretor de esportes) e sua equipe. À Körper Academia Feminina que dispôs o local e o professor Daniel para as atletas melhorarem o condicionamento físico. Às escolas estaduais e municipais que participaram do projeto de treinos, à Liga Norte de Basketball, à Federação Catarinense de Basketball e principalmente à Associação Beneficente de Amparo ao Menor (ABAM), a Escola de Educação Básica Santo Antonio, que cede as instalações do ginásio para os treinos e jogos. A todas as entidades e seus representantes deixo exposta minha gratidão”, finalizou o treinador. 

Resultado Campeonato Estadual Sub-12 Feminino
1º lugar SATC/FME (Criciúma)
2º lugar ABASMO (São Miguel do Oeste)
3º lugar ABAM Basquetebol Mafra/DME
4º lugar Penha Basquete

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.