Como preparar a Mandioca (aipim)

Por GB Edições - 21/02/2017

Após comprar o aipim, descasque-o e parta em pedaços. Coloque as partes da raiz em um saco plástico e deixe armazenado no freezer. Você só poderá tirar o aipim do freezer quando for levá-lo à panela. Esse método garante um tempo de conservação de três meses.

Abacaxi

Para ver se o abacaxi está maduro e pronto para ser consumido, puxe uma folha da coroa – ela deve sair com facilidade. Tem aroma adocicado quando maduro. Partes moles e escuras indicam machucados.

Melão

Para saber se o melão está maduro segure-o firmemente com as duas mãos. Pressione levemente a área oposta ao lado do caule; a superfície deve ceder um pouco. Também apresentará um agradável aroma adocicado.

O freezer é um bom companheiro

O freezer é um grande aliado na cozinha. Mantenha algumas opções congeladas para facilitar o dia a dia. Cozinhe peito de frango em água temperada a seu gosto. Depois, desfie a carne e divida em porções. Congele e use quando precisar. Outra dica é congelar pão, neste caso, corte em fatias e junte-as para congelar. Quando precisar, passe molho de tomate nas fatias congeladas, polvilhe com queijo ralado a gosto e leve ao forno quente para dourar. Boas opções também são molho e carne moída refogada. Quebram o maior galho!

Farinha boa

Ainda sobre congelar alimentos, a farinha de trigo também pode ser congelada. Basta colocar em sacos plásticos bem vedados.

Aproveite as gemas

Não é raro encontrar receitas que pedem somente as claras e assim as gemas sobram. Bata as gemas com uma pitada de sal, ou uma pitada de açúcar, e guarde-as em recipientes fechados no freezer. Podem durar até cinco meses.

Dúvida

Quanto tem convidados para as refeições, uma das coisas difíceis é calcular a quantidade de alimento que deve ser preparada. Vai uma dica: 1 xícara (chá) de feijão cru serve três pessoas depois de preparado.

Bolo mais gostoso

Quando untar fôrma para bolo, polvilhe com farinha de rosca ou aveia, ao invés de trigo.

Pão saboroso

Na hora de preparar a massa para o pão, substitua o sal tradicional por sal de aipo ou sal de alho, que você encontra no setor de condimentos do supermercado. Geralmente, este tipo de sal é cristalizado, assim dissolva-os antes no liquido que usará na massa.

Economize água

Mantenha as torneiras sempre bem fechadas e verifique regularmente se não há vazamentos. Utilize a água racionalmente para lavar roupas, louças, limpeza e banho.

Tira limo

Depósitos de limo tendem a se acumular em volta das torneiras e das pias. Para removê-los, esfregue vigorosamente com uma metade de um limão até que a mancha se desfaça por completo.

Sapatos de camurça

Limpe com uma escova de cerdas de aço ou náilon no sentido dos pelos, sempre a seco. Esfregue a sujeira mais difícil com uma escova molhada em água morna e sabão. Em peças mais velhas você pode passar uma lixa de unha, pelo lado mais fino, isso fará com que os sapatos “aguentem” por mais um tempinho.

Arroz rápido

Na panela de pressão, refogue o tempero desejado, adicione 1 xícara (chá) de arroz cru e 2 xícaras (chá) de água fria. Coloque sal a gosto. Tampe a panela e conte cinco minutos, a partir do chiado da panela. Desligue e deixe descansar alguns minutinhos. Sirva a seguir.

Frango frito

O frango frito fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher de sopa de maisena no óleo da fritura, que deve estar bem quente.

Creme de leite azedo

Algumas receitas pedem creme de leite azedo. Você não encontra para comprar. Resolva seu problema da seguinte forma: coloque 2 colheres de chá de suco de limão para cada xícara de creme de leite fresco. Ou então, você pode usar ½ colher de sopa de vinagre para cada xícara de chá de creme de leite fresco.

Ovos fritos

Para que o ovo não grude na frigideira rompendo a gemas quando tentamos tirá-lo da frigideira: Acrescente ½ colher (café) de farinha de trigo na gordura, dependendo da quantidade. Se for pouca gordura use apenas uma pitada de farinha. Ou aqueça bem a frigideira antes de colocar gordura, óleo ou manteiga.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.