Para garantir o sucesso das festas é preciso planejar

Por GB Edições - 15/12/2015

Quando se trata de organizar os festejos de Natal e Ano Novo geralmente o assunto vem acompanhado de certo estresse e expectativa; neste ano acrescido da alta de preços. Primeiro é a lista dos presentes que teoricamente deveriam começar a serem comprados em setembro ou outubro, mas, na realidade, todos deixam para fazer isso em dezembro.

Depois vem a organização da festa: qual será o cardápio, quem faz o quê; se é a dona da casa quem cozinhará, se os convidados trarão um prato, e assim por diante, dependendo do tipo da festa e da intimidade que os convidados têm entre si. Claro que o mais importante é a reunião e o carinho trocado uns com os outros, mas para a dona da casa as preocupações vão muito além, principalmente se a cozinha ficar por sua conta.

Para evitar “muito sofrimentoâ€, o jeito é planejar tudo e com antecedência; tão importante como definir o que servir é aprender a calcular as quantidades.

Na maioria das vezes, por receio de faltar comida, acabamos ficando com um estoque de sobras na geladeira; e também o inverso pode acontecer, ou seja, alguém ficar sem experimentar aquele prato que estava delicioso, mas, infelizmente não foi suficiente para servir a todos. Assim, calcular a quantidade de alimentos é fundamental. Especialistas no assunto garantem que quanto maior o número de convidados, menos comida será necessário preparar. Por exemplo, para 100 convidados, o cálculo ideal é para 85. Nem todo mundo tem um apetite invejável, sem contar as pessoas que estão de dieta, e também as crianças e os idosos.

Para evitar desperdício, consulte os convidados para saber de suas preferências e monte um cardápio menor e mais enxuto, evitando assim desperdícios. Procure optar pelo mais simples e saboroso; o freezer também é um grande aliado uma vez que existe uma infinidade de pratos que podem ser preparados com antecedência.  Outra tendência muito atual são os chamados “pratos únicosâ€, aqueles alimentos que se preparam em quantidades suficientes e que, por sua composição não necessitam de muitos acompanhamentos, bastando apenas um saboroso arroz branco e  uma salada básica.

As bebidas alcoólicas, água e refrigerantes podem ser compradas com antecedência e em maior quantidade. Preste atenção aos ingredientes frescos, como folhas, frutas, que devem ser adquiridos no dia e na quantidade certa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Descongele sempre todas as carnes da maneira correta. As aves como peru ou frango, coloque na geladeira no dia anterior, na própria embalagem.

Se a opção for os frutos do mar, antes de guardá-los na geladeira limpe-os e embale-os em filme plástico. Consuma-os em dois dias, no máximo.

Agora, o mais importante, as quantidades de cada alimento por pessoa:

Carnes para assar com osso: 350 gramas; bacalhau: 200 a 250 gramas; peixes (filés): 200 gramas; arroz: 50 gramas; massas: 100 a 150 gramas; vegetais: 150 gramas; salgadinhos: 10 unidades; refrigerantes e sucos: meio litro; água: meio litro; vinho: 1 garrafa para 4 pessoas; uísque: 1 garrafa para 10 pessoas; champagne: 1 garrafa para 3 pessoas; frutas frescas: 200 gramas; salada de frutas: 200 gramas; frutas secas: 200 gramas; sorvete 1,5 litro para 10 pessoas; bolos: 100 a 150 gramas.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.