Bandeira e brasão da cidade de Mafra

Por Redação Click Riomafra - 17/10/2015
Bandeira da cidade de Mafra
Bandeira da cidade de Mafra

As cores da bandeira:

A cor verde simboliza o campo, terra de muitas riquezas e alegrias. A cor vermelha representa o amor pela cidade. A cor preta simboliza o trabalho dos mafrenses e a cor branca expressa a paz e a amizade entre as famílias.

Brasão da cidade de Mafra
Brasão da cidade de Mafra
- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Sobre o brasão:

Escudos podem ter diferentes formatos, relacionados com sua origem mais remota. O formato do escudo Mafrense é o de origem francesa (com o centro pontiagudo em uma base arredondada), escolhido por ter sido introduzido pelos colonizadores portugueses no Brasil e assim a eles de certa forma se referir.

No brasão, acompanha a faixa que traz o nome do município de Mafra e sua data de criação “8 de setembro de 1917″ (ou emancipação política, como descreve a lei nº 773-A de 1972), o tradicional “Castelo Mural”, uma coroa na forma de torres de castelo, que simboliza a riqueza de uma cidade e também a sua autonomia em relação às demais, o que pode muito bem ser compreendido como símbolo da criação do município em 1917 (desmembrado de Rio Negro) e, que de certa forma, liga-se ao desenho da “roda navalhada”, instrumento utilizado na execução de Santa Catarina de Alexandria (mártir do catolicismo em seus primeiros séculos), alusivo portanto à padroeira que dá nome ao nosso estado de Santa Catarina.

Descrevendo um pouco da nossa terra, as riquezas naturais simbolizadas pelos pinheiros e o rio Negro são acompanhadas de imagens relativas à industrialização local, como os chaminése as engrenagens e ainda, dos trilhos de trem do entroncamento ferroviário aqui existente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Dessa forma, fazendo uma leitura geral, podemos afirmar que o brasão mafrense nos remete à história do próprio município, de sua ligação ao estado ao qual integra, dos elementos naturais e econômicos que a compõe e à própria condição de brasilidade. Diversas figuras com vários significados, que contam um pouco da história do município (e não a esgotam de forma alguma) e juntos representam não só uma cidade, mas todo o seu povo.

* Com informações de Fábio Reimão de Mello (Professor e historiador) 

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.