Ponte Metálica Dr. Diniz Assis Henning

Inaugurada em 22 de novembro de 1896, ligando as margens do rio Negro que após a Questão do Contestado formou dois municípios, Rio Negro – PR e Mafra – SC. É popularmente conhecida com “Ponte Metálica”.

A montagem da ponte foi demorada. Segundo se diz, houve confusão com a nossa ponte. Até hoje não se sabe bem ao certo qual a verdadeira história de nossa ponte. Alguns dizem que houve troca, por descuido no transporte, outros dizem que foi engano dos engenheiros ao fazer medição do rio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Breithaupt Mafra

Conta-se que duas pontes estavam prontas, uma para a África, outra para Rio Negro. No porto de embarque, foram trocadas. Recebemos a menor. As cabeceiras de sustentação da ponte tiveram que ser aumentadas. Outros dizem que o problema foi na medição da largura do rio, versão que foi posteriormente confirmada por pesquisas realizadas por Venceslau Muniz.

Testemunhando os mais importantes ciclos econômicos do sul do Brasil como o tropeirismo, a madeira e erva mate, é representante da arquitetura belga do século XIX.

Foi tombado como Patrimônio Histórico Estadual em 28 de setembro de 1999.

- Publicidade -

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.