Rio Negro, 1955: a campanha do polêmico Plínio Salgado para a presidência

Publicado por Robson Komochena - 16/04/2020 - 12h59

1955 - Plínio Salgado

No #TBT de hoje, o blog resgata uma imagem típica das décadas de 50 e 60, quando o assunto era campanha política. A foto é de 1955, em um caloroso comício do então candidato à presidência Plínio Salgado.

O local da imagem é a rua XV de Novembro, exatamente em frente onde hoje é o Qualitá Lanches (lado esquerdo). As árvores, na direita da foto, são do pátio da Igreja Bom Jesus da Coluna.

PL√ćNIO SALGADO

Plínio Salgado (1895-1975) foi um escritor, jornalista, teólogo e político conservador brasileiro que fundou e liderou a Ação Integralista Brasileira (AIB), partido nacionalista católico de extrema-direita inspirado nos princípios do movimento fascista italiano.

Inicialmente um adepto da ditadura de Get√ļlio Vargas, foi mais tarde preso e obrigado a se exilar em Portugal, acusado de promover levantes contra o governo. Ap√≥s retornar ao Brasil, lan√ßou o Partido de Representa√ß√£o Popular (PRP), sendo eleito para representar o Paran√° na C√Ęmara dos Deputados em 1958 e reeleito em 1962, para representar S√£o Paulo.

Foi tamb√©m candidato √† presid√™ncia da Rep√ļblica no pleito de 1955, obtendo 8,28% dos votos. Ap√≥s o Golpe de Estado de 1964, que acabou por extinguir os partidos pol√≠ticos, se juntou √† Alian√ßa Renovadora Nacional (Arena), obtendo mais dois mandatos na C√Ęmara. Se aposentou da vida pol√≠tica em 1974, apenas um ano antes de sua morte. Foi membro da Academia Paulista de Letras, tendo tamb√©m fundado alguns jornais.

Com informa√ß√Ķes: Dicion√°rio Hist√≥rico Biogr√°fico Brasileiro p√≥s 1930

Foto: Arquivo/Rio Negro

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.