Biblioteca Cidadã: Cacilda Moraes Ribas completou três anos em 2015

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 30/01/2016

A Biblioteca Cidadã – “Cacilda Moraes Ribas”, foi inaugurada em Campo do Tenente em novembro de 2012, através de uma parceria entre o governo do Estado do Paraná (Secretaria do Estado e Cultura) e da então Administração Municipal: Celso Wenski e Jorge Quege. Pelo convênio, o Estado concedeu ao município de Campo do Tenente, (uma edificação de projeto – padrão de 184 mt2 em alvenaria, equipada com um moderno e apropriado mobiliário para uso dos munícipes, com acervo bibliotecário de aproximadamente 2000 títulos, equipamentos de áudio, vídeo e informática, além de acesso á internet). Sua fachada traz um painel decorativo pintado pelo artista local, Juliano da Silva, e como temas na pintura, estão os principais atrativos, histórico – culturais e turísticos do município, como: o Morro de Santana, a Capela da Santa Cruz, o Casarão Stahlke/Villa Anna, a Estação Ferroviária e estrada de ferro, Casa da Cultura – Dom Polski e Grupo Folclórico Niezapomnayka, o Mosteiro Trapista e monges, a ponte de ferro (divisa entre Campo do Tenente e Lapa) e os Tropeiros e o Caminho das Tropas.

Atualmente o Prefeito Jorginho Quege, comenta contente da importância de se poder oferecer hoje a todos os munícipes tenenteanos, este novo centro cultural e de encontros, (especialmente aos estudantes e professores) que é a Biblioteca Cidadã – Cacilda Moraes Ribas. “Até novembro de 2012, Campo do Tenente, contava apenas com a velha e desatualizada biblioteca municipal. Agora após a parceria com o governo do Estado, já tem três anos que podemos oferecer aos munícipes tenenteanos, um moderno, confortável e alternativo centro cultural, que certamente vem somar na melhoria da qualidade da Educação e Cultura local e da conseqüente qualidade da melhoria de vida de nossa população”,observou o Prefeito Jorge Quege. “Atualmente a biblioteca possui um vasto acervo de livros e toda a infraestrutura de apoio as pesquisas educacionais, para atender a visitas semanais agendadas de alunos e professores das redes locais de ensino: municipal e estadual”, observa a atual responsável pela biblioteca municipal Cidadã, Rejiane Quege.

Biblioteca Cidadã de CT é opção de espaço cultural também nas férias

Nesse período de férias escolares, em Campo do Tenente uma opção de se ampliar nosso acervo cultural pessoal, e somar novas e variadas culturas, tanto aos estudantes como á população em geral, é visitar a Biblioteca Municipal – Cidadã, “Cacilda Moraes Ribas, que possui espaços modernos e confortáveis para melhor comodidade de seus usuários:, como: salas de vídeo; de informática (com acesso a internet) e amplos espaços de leitura e acervo de materiais para pesquisa

A atendente da Biblioteca Cidadã, a funcionária pública, Rejiane Quege, informa que a biblioteca funciona em horário de expediente público: das 8 a 12 hs e das 13 ás 17hs e também que a biblioteca aceita doações de exemplares de livros e de outros materiais didáticos, como CDs, DVDs, e outros.

Histórico de vida de Cacilda Moraes Ribas

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A senhora, Cacilda Moraes Ribas, nasceu na cidade de Corupá – SC, no dia 02 de Fevereiro de 1912. Filha de Gaspar Moraes e Leonor Wichinski Moraes. Residiu na cidade de Rio Negro-PR, (onde sua mãe faleceu), vindo posteriormente residir em Campo do Tenente – PR, na companhia de seu pai, que foi nomeado serventuário da Justiça, assumindo como titular, o Cartório Distrital.

Cacilda tinha então 9 (nove) anos, quando começou auxiliar seu pai no cartório, onde continuou até os 17 anos, quando seu pai veio a falecer. Com isso foi morar com sua irmã Carmelita, e seu cunhado Vitório.

Casou-se com Pedro de Sá Ribas, com quem teve dois filhos: Rosel, o qual foi vereador e prefeito do município, e Rubens (Rubíco), o qual foi vereador da 1ª Legislatura, época em que o município era desmembrado de Rio Negro-PR, em 29 de outubro de 1961.

Cacilda participou dos movimentos da Igreja Católica, ajudando nas festas e no coral. Na política, juntamente com outros líderes políticos da época, participou ativamente das campanhas que elegeram: Gaspar Dutra, Jucelino Kubitscheki, Moyses Lupion, e tantos outros políticos de renome.

Foi nomeada a 1ª servente do município, no Grupo Escolar Normal Ginasial, Coronel Alfredo de Almeida, posteriormente Escola de Grau Henrique Stalke, onde se aposentou, a pedido integral. Através do Decreto n° 2971 de 10 de novembro de 1966, publicado no diário oficial n° 208 de 12 de novembro de 1966.

A “Vó Cacilda”, como era conhecida carinhosamente pela população, faleceu em 15 de abril de 2008, deixando aos seus filhos, netos e bisnetos, um cabedal de trabalho, honestidade, perseverança e muito mais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.