Calcário é repassado a agricultores na microbacia de Campo do Tenente

Os recursos para a aquisição do calcário são disponibilizados pelo governo do estado do Paraná, e a compra é realizada pelo município, por meio de licitação

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 13/08/2019

Agricultores da região da microbacia Cascavel (Cascavel, Serrinha, Pau de Casca e Buriti) do municio de Campo do Tenente estão recebendo calcário, por meio de uma parceria entre o município de Campo do Tenente (Secretaria de Fomento Agropecuário e Meio Ambiente) com o governo do estado do Paraná (Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente), através de um programa que visa o melhoramento das micro bacias. Serão entregues 600 toneladas. “Ao todo são 52 produtores rurais beneficiados, que receberão entre três e 28 toneladas”, explica Lourenço Paini, secretário interino de Fomento Agropecuário e Meio Ambiente de Campo do Tenente, que esteve no ato da primeira entrega de calcário acompanhado de Marcos Wesley Lazarino, desta mesma Secretaria.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os recursos para a aquisição do calcário são disponibilizados pelo governo do estado do Paraná, e a compra é realizada pelo município, por meio de licitação. O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, fica responsável pela seleção dos produtores a receber o calcário. “Para receber o calcário, de forma gratuita, por meio deste programa, o proprietário rural deve trabalhar com a agricultura familiar, mediante ainda análise de solo”.

Esta etapa de disponibilização do calcário tem como objetivo corrigir o solo, já que a região é grande produtora de grãos em nível estadual e até mesmo nacional. A conservação dos solos, como forma de aumentar a produtividade. “É uma forma de também estar ao lado do produtor rural, para ajudá-lo a melhorar o trabalho em sua propriedade e ao mesmo tempo conservando os mananciais de água”, explicou o secretário.

BENEFÍCIOS

O agricultor Carlos Fabrasil, do Buriti, esteve presente recebendo sua carga de calcário e considerou a iniciativa muito válida. “É um produto que sempre estamos utilizando, de extrema necessidade para a correção do solo, e assim só temos que agradecer ao município e ao governo estadual por esta parceria que está aí para ajudar o pequeno produtor que trabalho com a agricultura familiar”, agradece.

ALÉM DO CALCÁRIO 

Segundo o secretário de Fomento Agropecuário e Meio Ambiente, Edvaldo Dias dos Santos que acompanhou todas as fases desde a discussão até a aprovação pelo conselho e pelos produtores. Os produtores foram dividido em grupos para receber: máquina distribuidor de esterco, implemento para manejo de solo, arame farpado para proteção de nascente, pulverizador costal e matérias de construção para saneamento doméstico.

- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.