Câmara de Campo do Tenente concede homenagem a dona Lidia Nalepa Hitner

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 07/12/2019

O poder legislativo na última semana realizou a entrega do título Voto de Louvor e Aplausos à senhora Lídia Nalepa Hitner, autoria do requerimento 025/2019 pela vereadora Solange Maria de Lima Fávaro, onde concede voto de louvor e aplausos à senhora Lídia Nalepa Hitner, pelo recebimento da condecoração de Ordem de Mérito Cultural da República da Polônia, com a devida entrega de certificado.

Lídia Nalepa Hitner, nasceu em 27 de março de 1952 na Colônia Dom Pedro II em Campo Largo–Pr, filha de Miguel Nalepa e Iolanda Gurski Nalepa. Casou-se e no ano de 1978, então com 26 anos, veio morar em Campo do Tenente. Descendente de poloneses, trazia na bagagem lembranças da cultura polonesa, dos teatros, cantos, danças, músicas que aprendeu com seus pais e com padre Leon Lisieviç na comunidade onde nasceu.

No ano de 1986, foi convidada para fazer parte do bloco de poloneses, no desfile cívico do município. Costureira de mão cheia, emprestou sua habilidade para contribuir confeccionando os primeiros trajes do grupo e animando-os com músicas polonesas. Em 1991, o grupo foi oficializado pela Braspol Nacional, sendo que mais tarde recebeu o nome de Niezapominajka.

Com o passar dos anos, foram surgindo várias viagens, apresentações em toda região e até mesmo em outros estados. Dona Lidia sempre colaborando, seja confeccionando os trajes, seja ensaiando os jovens e também as crianças nas danças e cantos poloneses.

Em 2005, com a ajuda do padre Stanislaw e através do consulado, foi realizada a construção da sede é inaugurada em 06 de dezembro de 2006, recebendo o nome de Dom Polski (Casa Polonesa). Durante todos esses anos, dona Lidia prestou serviços voluntariamente junto à Braspol, recebendo visitantes de todas as regiões, inclusive da Polônia, que vieram conhecer a sede e o Município.

Em 2019, recebeu no dia 13 de novembro, a condecoração Ordem do Mérito Cultural da República da Polônia, como reconhecimento pela divulgação e promoção da comunidade polonesa no Brasil, a qual serviu como novo ânimo para continuar a trabalhar pela cultura polonesa em nossa cidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Mediante a suas ações em prol da comunidade polonesa no Brasil, divulgação e promoção desta cultura no município de Campo do Tenente. Sendo importante a existência destes descendentes na cidade no sentido de reavivar a cultura polonesa é com orgulho e agradecimento que conferimos os votos de louvor e Aplausos à senhora Lídia Nalepa Hitner.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.