Campo do Tenente conta com novo veículo para vigilância da saúde

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 08/05/2018

Nesta semana a equipe de Vigilâncias em Saúde de Campo do Tenente recebeu o veículo de uso exclusivo para o desenvolvimento das atividades das vigilâncias em saúde.

No ato da entrega do veículo o prefeito Jorge Luiz Quege, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelas vigilâncias para a saúde da população e que este veículo vem somar com os equipamentos já adquiridos, demonstrando o empenho da administração municipal em equipar todas as áreas da saúde.

O objetivo da vigilância em saúde é desenvolver um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, incluindo o ambiente de trabalho, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças específicas.

A vigilância ambiental se dedica às interferências dos ambientes físico, psicológico e social na saúde. As ações neste contexto têm privilegiado, por exemplo, o controle da água de consumo humano, o controle de resíduos e o controle de vetores de transmissão de doenças – especialmente insetos e roedores.

As ações de vigilância sanitária dirigem-se, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Realizam também a fiscalização de serviços de interesse da saúde, como escolas, hospitais, clubes, academias, parques e centros comerciais, e ainda inspecionam os processos produtivos que podem pôr em riscos e causar danos ao trabalhador e ao meio ambiente.

Já a área de saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.