Iniciam as atividades na nova unidade de saúde do Lageado

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 07/04/2018

Localizada estrategicamente na localidade do Lageado, a nova unidade de saúde foi projetada para servir de central da Estratégia Saúde da Família que é uma das mais bem-sucedidas iniciativas brasileiras em saúde das últimas décadas. Foi concebida em 1993, com o nome de Programa de Saúde da Família (PSF). Um dos grandes diferenciais da estratégia Saúde da Família é a definição clara do território e, mais importante, das pessoas sob responsabilidade de cada equipe. Isso fortalece o vínculo da equipe com a população, o que é fundamental numa época em as condições crônicas se tornou muito mais importantes para o sistema de saúde do que as urgências e emergências. O agente comunitário de saúde (ACS) é fundamental na formação desse vínculo, já que ele faz parte da população atendida pela equipe em que ele trabalha.

A nova unidade conta com atendimento médico e odontológico através de consultas agendadas e também conta com a farmácia básica que tem por objetivo promover o acesso da população a medicamentos de forma gratuita.

Esta é a maior unidade de saúde do interior do município, com mais de 300m2 de área construída, projetada para atender a demanda da localidade do Lageado de aproximadamente duas mil pessoas e também as demais comunidades que a cercam, conta com infra estrutura pronta para servir como central do ESF, faltando ainda a contratação de pessoal técnico para a sua efetiva regularidade.Os investimentos para construção ultrapassam seiscentos mil reais provenientes de recursos estaduais.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson de Souza, este é um dos passos para melhorar a qualidade da saúde no município, pois a demanda por profissionais e uma melhor estrutura é constante, comenta também que muito em breve a nova unidade do Lageado e a Unidade do Divino terão uma ambulância para atender casos mais graves e deslocamentos de pacientes.

Para o prefeito Jorge Quege esta nova conquista é fruto das demandas e do planejamento municipal que investe constantemente em estrutura, equipamentos e material humano para proporcionar à população um atendimento cada vez mais ágil, eficaz e humanizado. “Buscamos recursos em todas as esferas para melhorar a saúde de Campo do Tenente, ambulâncias, novos postos de saúde, equipamentos e tudo que é necessário para atender bem nossa populaçãoâ€.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Unidade Básica de Saúde Eloi Paschoal Bodanesi fica na Estrada Geral do Lageado e seu horário de atendimento é das 8h até às 16h sem fechar para o almoço.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.