Tenenteana Fl√°via de Lima conquista o bronze para o Brasil no Pan

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 24/07/2015

O sorriso no rosto da atleta Fl√°via Maria de Lima, aqueceu a fria noite nos lares tenenteanos nesta √ļltima quarta-feira 22, quando na linha de chegada conquistou o terceiro lugar nos 800m para o Brasil nos Jogos Pan Americanos de Toronto. Sem d√ļvidas ser√° uma data hist√≥rica para os mais de sete mil habitantes na nossa querida Campo do Tenente que muito se orgulha de Flavinha, onde muitas conquistas trouxe para o munic√≠pio.

Fotos: Divulgação

Flavia subiu ao subiu ao pódio após terminar na terceira colocação na prova de 800m, cravando 2min00s40, melhor marca de sua carreira.  Melissa Bishop venceu com o tempo de 1min59s62. A prata ficou com a norte-americana Alysia Montano, que registrou 1min59s76. O Brasil não possuía, até a vitória da tenenteana, uma tradição nessa prova feminina.
Ap√≥s entrar na reta final da prova dos 800 m na quarta coloca√ß√£o, Fl√°via de Lima se superou, ultrapassou a cubana Rose Mary Almanza e garantindo o bronze. A atleta celebrou o p√≥dio e fez planos para futuro. Na prepara√ß√£o pessoal, est√° fazendo mudan√ßas. ‚ÄúBriguei bastante, consegui melhorar minha marca. Meu objetivo, at√© o ano que vem, √© conseguir quebrar o recorde brasileiro. Saiu o resultado e estou feliz com ele. Agora, √© treinar, melhorar e partir para o mundial em agosto‚ÄĚ, celebrou Fl√°via.

A corredora brasileira treina em Uberl√Ęndia, mas disse que est√° saindo da cidade mineira por conta do fechamento do centro nacional de treinamento local. A nova sede de treinamento ser√° Manaus, ao lado de seu t√©cnico, Luiz Alberto de Oliveira.

Natural de Campo do Tenente, cidade de pouco mais de 7 mil habitantes no interior do Paran√°, Fl√°via disputou o Mundial J√ļnior de 2012, em Barcelona (Espanha), e vem crescendo sob o comando de Luiz Alberto de Oliveira, t√©cnico que revelou Joaquim Cruz. Em 2015, aos 22 anos, vive a melhor fase da carreira.

Para o mundial, o objetivo da atleta tenenteana √© diminuir o tempo de 2 minutos. S√≥ quatro atletas quebraram esta barreira. “Ainda tem um ch√£o para andar no ranking mundial para estar entre as tops“, analisa a atleta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

S√£o catorze anos com o recorde nacional nas m√£os de Fabiane dos Santos, mas Fl√°via quer buscar esse posto. Precisa correr abaixo de 1min57s16, o equivalente, hoje, ao segundo melhor tempo da temporada. “Meu objetivo em um prazo muito curto √© quebrar o recorde brasileiro nos 800m. At√© o ano que vem eu j√° entro para quebrar esse recorde“, promete.

A Gazeta acompanhou a trajetória de Flávia desde menina quando já se destacava no colégio e na região. Após conquistou vários títulos no Paraná e em outros estados, conquistando o cenário nacional.

Prova paralela com índice olímpico

Enquanto os Jogos Pan-Americanos já estavam acontecendo em Toronto, Flávia Maria de Lima participou de uma prova regional em São Bernardo do Campo (SP) e fez índice olímpico, o que acabou passando desapercebido. Na quarta-feira, colocou seu nome na história do atletismo brasileiro com o bronze pan-americano nos 800m.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENT√ĀRIO

Por favor, digite o seu coment√°rio.
Por favor, informe o seu nome.