Tenenteanos promovem mais uma capacitação agrícola

Por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 07/06/2016

Tenenteanos promovem mais uma capacitação agrícola (1)

Com o objetivo de retomar as boas práticas de Manejo e Conservação de Solos e Água, a Emater em parceria com o Sindicato Rural/Senar e a Prefeitura Municipal de Campo do Tenente, (através da Secretária Municipal de Agricultura), promoveram nos últimos dias 23 e 30 de maio, um curso de capacitação sobre Manejo Correto de Solos e Água.

A capacitação foi direcionada aos filhos dos agricultores que iniciaram essas práticas nas décadas de 80 e 90, e que resultaram nas produções e produtividades que temos hoje, (práticas essas que no decorrer dos anos foram deixadas de lado), levando a volta das altas intensidades de erosões, compactação dos solos e assoreamentos dos rios e nascentes. Para Dycezar de Lima, técnico em Agropecuária da Unidade local do Instituto EMATER, o curso “vai ao encontro das premissas da campanha “Plante Seu Futuro” campanha promovida pela Secretária da Agricultura e do Abastecimento do Estado – SEAB, uma vez que a sustentabilidade do atual sistema de cultiv, passa por uma readequação do sistema de manejo do solo, no qual as boas práticas já adotadas por alguns produtores possam ser difundidas e reproduzidas por todos”, observa ele.

Depois de uma intensa mecanização, o Paraná se destacou, nos anos 1980 e 1990, pela adoção de Boas Práticas de Manejo Correto de Solos e Águas. “As tecnologias permitiram aumento na produtividade mesmo nos solos mais fracos, mas perpetuar as boas práticas de produção é fundamental para a manutenção da vida, com um solo saudável, bem protegido, que mantém biodiversidade e não compactado permitindo que continuemos a produzir por muitos séculos. Por isso a importância da retomada das boas práticas de manejo e conservação e imprescindível para que tenhamos um solo em ótimas condições de oferecer riquezas, mas com especial atenção as futuras gerações.

É uma retomada de consciência para fazer uma agricultura sustentável. Apesar do sucesso do plantio direto dentro do agronegócio brasileiro, é necessário implementar os modelos positivos promovidos pelos agricultores que levaram ao aperfeiçoamento do plantio direto”.

Tenenteanos promovem mais uma capacitação agrícola (2)

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Tenenteanos promovem mais uma capacitação agrícola (3)

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.