A Internet está mais sofisticada e acessível do que nunca. A nossa geração hiperconectada evoluiu na maneira como nos comunicamos, entretanto, isto nos deixou mais vulneráveis. Apesar deste ciberespaço parecer um lugar seguro, fraude financeira e phishing são algumas das razões pelas quais os usuários também devem ser cautelosos. Assim, listamos para você os principais riscos de navegação online e como se proteger deles, confira a seguir:

Muitos estabelecimentos oferecem Wi-Fi gratuito, entretanto, os protocolos de segurança deles não são muito eficientes e os hackers podem ter acesso facilmente as suas ações online. No geral, é seguro acessar o Whatsapp pelo Wi-Fi público, porém, fazer login em sua conta bancária, e-mail ou qualquer outra situação que você precise preencher formulários com seus dados e senhas, este tipo de rede não é indicada.
Como se proteger?
Uma solução simples e eficiente para mais privacidade e proteção de dados é o uso da VPN, com ela você consegue estabelecer uma camada de segurança adicional ao dispositivo durante sua navegação online, pois utiliza o serviço de criptografia para transmitir as informações entre o aparelho e o site, impossibilitando o acesso de terceiros aos seus dados. Não há como cometer erros ao utilizar uma VPN, mas é importante fazer uma comparação entre provedores VPN como Surfshark e NordVPN para escolher a melhor opção para você.
Se constantemente você se depara com a mensagem: “Sua conexão não é segura” ao acessar um site pelo Google Chrome, é necessário mais cuidado durante a conexão para evitar dores de cabeça no futuro. Isto porque, se estes sites não são confiáveis para o padrão de verificação dos navegadores, seus dados podem estar em perigo. O principal mecanismo de verificação do Google é observar se as páginas possuem o HTTPS, que indica se a troca de dados ocorre por meio da criptografia e obviamente é mais seguro, ao contrário de páginas com o HTTP.
Como se proteger?
O principal objetivo desta prática é roubar dados de acesso das vítimas. Para isso, os golpistas usam sites falsos, e-mails, SMS ou mensagens falsas em redes sociais. Alguns são tão habilidosos que é difícil distinguir esta ação.
Como se proteger?
Apesar de utilizarmos o nome vírus para todos os códigos que invadem o computador para fins maliciosos, o termo correto é malware e existem várias categorias destes, alguns deles são: Vírus, Worms, Trojans e Ransomware.
Como se proteger?