Celesc facilita ressarcimento por danos a fumicultores catarinenses

Para ter direito, produtores devem manter intacta a colheita prejudicada por interrupção no fornecimento de energia até que especialistas contratados pela Empresa avaliem os danos

Por Assessoria - 02/12/2019

Mais uma vez est√° aberta a temporada de colheita e secagem de fumo em Santa Catarina, segundo maior produtor do pa√≠s, com uma safra anual de mais de 250 mil toneladas. Ao mesmo tempo, tamb√©m estamos entrando na √©poca do ano em que o sistema el√©trico sofre bastante com as m√°s condi√ß√Ķes do clima, marcado por tempestades e ventos, que podem levar a interrup√ß√Ķes no fornecimento de energia e eventuais danos √† produ√ß√£o.

Para ressarcir os produtores que enfrentam situa√ß√Ķes desse tipo e reduzir custos judiciais, desde novembro a Celesc estabeleceu novos crit√©rios para repara√ß√£o de perdas decorrentes de instabilidades no sistema el√©trico, garantindo mais facilidades para o ressarcimento dos danos decorrentes de falta de energia com dura√ß√£o igual ou superior a quatro horas.

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Mas aten√ß√£o: para ter direito ao ressarcimento, o fumicultor dever√° formalizar o pedido de ressarcimento em at√© 90 dias ap√≥s a ocorr√™ncia. ‚ÄúA Celesc buscou uma solu√ß√£o que acelerasse o ressarcimento aos produtores e tamb√©m ajudasse a coibir a grande incid√™ncia de pedidos motivados por outras causas ou mesmo por m√° f√©, de forma justa para todos‚ÄĚ, explica o gerente da Unidade Rio do Sul da Celesc, Manoel Arisoli Pereira.

O fumicultor precisa estar atento ao fato de que, para ter direito ao recurso, o precisa guardar a colheita que sofreu danos por falta de energia, para avalia√ß√£o de nexo causal. ‚ÄúA Celesc contratou, por meio de licita√ß√£o, uma empresa especializada para inspecionar a produ√ß√£o prejudicada. Somente ap√≥s essa avalia√ß√£o, realizada na propriedade atingida, e seu resultado, √© dado andamento ao processo. Por isso, quanto mais cedo o produtor der entrada ao pedido, mais r√°pido ser√° ressarcido‚ÄĚ, alerta o gerente.

Para fazer o pedido do ressarcimento de danos o titular da unidade consumidora, ou seu representante legal, dever√° ir a uma loja de atendimento presencial da Celesc munido dos documentos necess√°rios (listados abaixo) ou entrar em contato com o Call Center da Empresa, por meio do telefone 0800 48 0120, em at√© 90 dias ap√≥s a ocorr√™ncia. Ap√≥s a emiss√£o da ordem de servi√ßo, em at√© seis dias √ļteis a Celesc enviar√° uma equipe para realizar a vistoria, inclusive das folhas de fumo armazenada nas estufas. O ressarcimento dos preju√≠zos contatados ser√° pago via dep√≥sito banc√°rio na conta informada pelo solicitante. ‚ÄúA previs√£o √© que o per√≠odo entre o protocolo do pedido at√© o pagamento do ressarcimento seja de, aproximadamente, 40 dias‚ÄĚ, conclui Manoel.

Quem pode solicitar ressarcimento

РFumicultores (titular da unidade consumidora ou seu representante legal) com propriedade dentro da área de concessão da Celesc, que estejam adimplentes e tenham registrado problemas na produção decorrente de ocorrência no sistema elétrico com duração igual ou superior a quatro horas;

РA solicitação deve ser realizada em até 90 dias após a queda na rede de energia elétrica.

Documentos necessários para formalização do pedido de ressarcimento

РOriginal ou cópia autenticada do CPF do titular e do documento de identidade oficial com foto (do representante legal também, caso este exista);

– N√ļmero da unidade consumidora;

РCópia do contrato com a fumageira (caso exista).

Mais informa√ß√Ķes

РPreferencialmente na loja da Celesc mais próxima, pois o produtor precisará assinar requerimento para iniciar o processo.

– As equipes de atendimento do Call Center Comercial (0800 480120) tamb√©m est√£o habilitadas a sanar quaisquer d√ļvidas.

 

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