Controladores internos devem possuir curso superior, orienta o Tribunal de Contas do Paraná

Por Gazeta de Riomafra - 18/01/2016

O detentor do cargo de controlador interno de um município deve ter formação em curso superior. A recomendação foi dada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), ao aprovar relatório de inspeção realizada por seus técnicos no Município de Nova Fátima (Norte Pioneiro).

Nesse procedimento de fiscalização, realizado em 2009, os técnicos comprovaram a ausência de mecanismos gerais e de procedimentos sistematizados de controle interno. Também apontaram que quem realizava as atividades de controle interno à época era um servidor ocupante do cargo efetivo de auxiliar de serviços gerais.

A recomendação do TCE-PR é de que o município exonere o servidor do cargo, e altere a lei municipal que criou o cargo de controlador interno, exigindo que seu ocupante tenha curso superior. O objetivo é fortalecer o sistema de controle interno, fundamental para a correta aplicação do dinheiro público.

O processo foi julgado na sessão de 09 de dezembro da primeira Câmara do Tribunal. O acórdão (número 5985/15 – Segunda Câmara) foi publicado em 18 de dezembro, na edição 1.269 do Diário Eletrônico do TCE-PR, veiculado no portal do TCE-PR.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.