O governo prorrogou o estado de calamidade pública por conta do coronavÃrus em Santa Catarina. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (14) e prevê que a condição se estenda até 31 de dezembro de 2020. O texto é assinado pelo governador Carlos Moisés (PSL).
Desde 17 de abril, o decreto 562/2020 estabelecia a situação de calamidade no território catarinense. Em entrevista ao Bom dia Santa Catarina (BDSC), o secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, disse que o texto “legitima a manutenção das estruturas” já criadas para combater o vÃrus.
Com isso, todos os leitos para a internação de pacientes com Covid-19 e o atendimento reforçado na atenção primária devem continuar ativos até dezembro. Os leitos habilitados pelo governo federal também permanecem no Estado.
Desde a primeira edição do decreto, o Executivo catarinense faz diferentes atualizações também no mapa de risco e modifica as regras sanitárias que possibilitam o afrouxamento do isolamento social.
Mapa de risco
Santa Catarina permanece com 12 regiões em risco grave para Covid-19 e quatro em alto risco. Em relação à última atualização, a região da Serra catarinense subiu um nÃvel de alerta e agora está em situação grave. Já o Alto Vale do Itajaà melhorou a situação de transmissão do coronavÃrus e saiu da classificação grave. As cidades que compõem a área estão marcadas em alto risco.
LEIA TAMBÉM: Boletins atualizados sobre o coronavÃrus em Rio Negro e Mafra
As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e levam em conta dados de transmissibilidade do vÃrus, leitos vagos, aumento de casos ativos.
Estão em risco grave as regiões de saúde (confira abaixo quais municÃpios pertencem a cada região):
Risco alto:
Números da Covid-19 em SC
Santa Catarina chegou a 229.910 casos confirmados de coronavÃrus, com 2.940 mortes. Os números foram divulgados na noite de quarta-feira (14) pelo governo.
Nas últimas 24 horas foram acrescentados 1.507 novos pacientes e 13 mortos. A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública é de 57,70%. Até agora, 230 cidades registram pelo menos uma morte pela doença.
Fonte: G1 SC