Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos em Santa Catarina

Por Assessoria - 20/08/2016

A formação de um ciclone e o avanço de uma frente fria provocam pancadas de chuva com raios ao longo do sábado em SC. A Defesa Civil de SC alerta para risco para deslizamentos de terra nos municípios de Rio Negrinho, Irineópolis (ambos no Planalto Norte) e Joinville (Litoral Norte), devido ao acumulado de chuva superior a 70mm em 24 horas e a tendência de continuação dessas chuvas neste sábado. Também foi registrada chuva intensa no Oeste, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Conforme a Epagri/Ciram, há uma pequena condição de neve no Planalto catarinense nos períodos da noite de sábado e na madrugada e manhã de domingo.

A Defesa Civil divulgou na manhã deste sábado os maiores acumulados de chuva, conforme o quadro abaixo:

Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos em Santa Catarina

Domingo e segunda-feira

No domingo e início da segunda-feira, 21 e 22, são esperadas rajadas de vento sul que podem chegar a 90km/h, especialmente no Litoral de SC, devido à intensificação de um ciclone próximo da costa Sul do Brasil.

Ocorrências

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os últimos dias foram marcados por temporais em todo o estado. O total acumulado entre a noite de quinta e a noite de sexta-feira ficou em torno de 20mm a 30mm em grande parte das regiões. Os maiores totais (40mm a 50mm) foram registrados nas regiões do Extremo-Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. A presença de raios foi intensa, especialmente no período da manhã, quando houve registro de granizo em localidades do Oeste e Meio-Oeste catarinense.

As chuvas estão associadas a um sistema de baixa pressão que se desloca do Paraguai para o Sul Brasil, acompanhado da atuação da corrente de jato subtropical nesta região.

Em Concórdia, o vendaval destelhou três residências no Bairro Santa Rita e uma no Bairro Jardim. Três mil unidades consumidoras ficaram sem energia nos momentos de vento mais forte. Bairros Liberdade, Guilherme Reich, Imperial e boa parte do interior foram os mais atingidos pela queda de energia. Os bombeiros fizeram a entrega de lonas às famílias que tiveram as casas atingidas.

Em Lages, neste sábado, houve registro de inundação no Bairro Beatriz, devido à construção de uma galeria, que acabou obstruindo o fluxo natural do córrego que corta o bairro. Também houve deslizamento de pedras no Bairro Morro do Posto. A Defesa Civil verifica a possibilidade de interdição de residências e retirada das pedras.

Segundo o relatório atualizado da Defesa Civil, também houve destelhamentos em Joaçaba, Herval d’Oeste e Ponte Serrada, além de queda de muro da Escola Estadual João Kuminek sobre uma residência em Santa Terezinha. Ainda há registro de queda de barreira, com obstrução parcial da SC -14, no acesso a Taió.

Declínio acentuado da temperatura

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nas madrugadas de segunda e terça-feira, a temperatura mínima deve ficar próxima de 0°C e até negativa (entre -1°C e -5°C), nas áreas altas do Oeste ao Planalto e Alto Vale, com formação de geada.

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se: o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirija em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Frio Intenso: Atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

Geada: Agricultores deverão tomar medidas preventivas (consulte a Epagri em seu município).

Mar agitado: Risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Ressaca: Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.