Especialista dá dicas para economizar combustível

Por Assessoria - 08/09/2021

Realizar a manutenção do veículo é essencial para reduzir o consumo

Com alta no preço dos combustíveis, os motoristas precisam buscar métodos que garantam a economia no consumo do automóvel. De acordo com o engenheiro mecânico e professor do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera São José, Peter Giesbrecht, um dos motivos para o aumento do consumo do combustível do veículo é a troca de marchas. Alongar as marchas para aumentar a aceleração aumenta consideravelmente o consumo de combustível e também o desgaste do motor.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Fazer a manutenção preventiva do carro, segundo o especialista, além de evitar dor de cabeça também ajuda na hora de economizar combustível. “É preciso ficar atento com alguns componentes do veículo como filtro de ar, filtro de combustível, óleo e filtro do lubrificante, etc, pois quando estão em mau estado de conservação, elevam consideravelmente o consumo do veículo”, diz.

Também é importante salientar que a manutenção preventiva também tem o benefício de ter um custo bem inferior que a manutenção corretiva quando o componente ‘pifa’.

O professor destaca outros pontos para você economizar combustível:

  • Dirija de forma prudente: Dirigir o carro como se você estivesse num filme de corrida aumenta muito o consumo de combustível, além de ser perigoso para todos à sua volta. Por isso, evite ultrapassagens perigosas, acelere sempre de maneira suave e progressiva conforme o veículo aumenta a velocidade. E dirija sempre dentro do limite de velocidade da via – além de evitar multas, a velocidade limite é para a sua segurança e de pedestres e outros veículos.
  • Ar-condicionado só quando necessário: Quanto mais tempo com o ar-condicionado ligado, mais combustível será gasto.
  • Calibre os pneus regularmente: Quando os pneus estão descalibrados ou até murchos, existe um atrito maior com a via e o consumo de combustível pode aumentar em até 3%.
  • Confira regularmente a geometria da suspenção do seu veículo: Outro aspecto que envolve pneus e rodas, e que pode ajudar a diminuir eleva o consumo de combustível, é a geometria das rodas fora dos valores de referência recomendados. o correto alinhamento e balanceamento. Rodas desalinhadas provocam um aumento excessivo do atrito entre os pneus e a pista de rolamento, o que demanda maior energia durante o deslocamento. uma dificuldade maior para o carro se locomover, pois as rodas se arrastam. Isso diminui a vida útil dos pneus, aumenta o risco de acidentes e também o consumo de combustível.
  • Combustível de qualidade: Gasolina de baixa qualidade aumenta o consumo de combustível e também a manutenção do veículo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
- Publicidade -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.