IBGE realiza pesquisa sobre Covid por telefone

Por Assessoria - 09/07/2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) solicitou à municipalidade apoio na divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) sobre a covid-19, em parceria com o Ministério da Saúde. A pesquisa, feita por telefone, o que evita o contágio pelo vírus, identifica pessoas que eventualmente tenham apresentado algum sintoma da doença e não procuraram atendimento de saúde, ficando invisíveis ao sistema. Outra meta da pesquisa é mapear os efeitos do coronavírus sobre a dinâmica do mercado de trabalho, como afetou a ocupação das pessoas, quais foram os setores da economia mais atingidos e como os trabalhadores pessoas estão se adaptando ao trabalho remoto.

A ligação é de apenas 10 minutos e o Ministério da Saúde poderá, a partir das informações, planejar de maneira mais eficaz o combate direto ao coronavírus. Em caso de dúvidas sobre a origem dos telefonemas, é possível verificar se o entrevistador é cadastrado no IBGE e evitar fraudes em https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html e pelo 0800 721 8181. Os canais permitem a confirmação da identidade dos agentes de coleta por meio do número de matrícula, CPF ou RG do entrevistador. É importante ressaltar que os entrevistadores não solicitam informações sigilosas ou de cunho pessoal, como dados bancários e opiniões políticas.

Dados divulgados em https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/ mostram que, no período de 7 a 13/6 , três milhões de pessoas com sintomas buscaram estabelecimentos de saúde. Destes, 30,1% procuraram atendimento em hospital público, privado ou ligado às forças armadas. No entanto, no mesmo período, 12,6 milhões de pessoas com sintomas não buscaram estabelecimentos de saúde. Destes, 83,1% decidiram ficar em casa. O período afastou 12,4 milhões de pessoas do trabalho devido ao distanciamento social e 8,5 milhões trabalharam remotamente. Mais de 18 milhões de pessoas ocupadas e não afastadas do trabalho trabalharam menos do que o habitual; 18,2 milhões não procuraram trabalho por conta da pandemia ou por falta de trabalho na localidade; 30,2 milhões de pessoas ocupadas tiveram rendimento menor e 38,7% dos domicílios recebem o Auxílio-Emergencial.

Mais informações em https://covid19.ibge.gov.br/doeseutempo/#pnad

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.