II Seminário Regional de Fruticultura do Planalto Norte Catarinense é realizado em Monte Castelo

Por Assessoria - 26/05/2016

II Seminário Regional de Fruticultura do Planalto Norte Catarinense é realizado em Monte Castelo (2)

A Epagri, a Prefeitura de Monte Castelo e a Cooperativa de Fruticultores do Planalto Norte Catarinense (Cooperpomares) promoveram, no dia 17 de maio, o II Seminário Regional de Fruticultura do Planalto Norte Catarinense, no auditório da Cooperpomares, em Monte Castelo, SC. O evento teve como objetivos: mostrar a situação atual e as perspectivas da fruticultura na região, a oportunidade de diversificação e alternativa de renda para agricultura familiar, o efeito do clima na produção e a qualidade dos frutos em pomares cobertos com tela antigranizo.

Os temas abordados pela manhã foram: Situação atual e perspectivas da fruticultura no Planalto Norte Catarinense, com o engenheiro-agrônomo Gilberto Neppel, da Gerência Regional da Epagri de Canoinhas e responsável pelo programa de fruticultura na região; Pomar do Futuro com o engenheiro-agrônomo M.Sc José Luis Petri, pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Caçador; Implantação e manejo da cultura de videira foi  palestra apresentada pelo engenheiro-agrônomo Dr. André Luiz Kulkamp de Souza, pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Videira. No período da tarde os temas abordados foram: Mudanças climáticas e a fruticultura temperada, com a engenheira-agrônoma Dra. Cristina Pandolfo, pesquisadora do Epagri/Ciram de Florianópolis; Agroconnect: monitoramento agrometeorológico para a fruticultura, com o engenheiro-agrônomo Dr. Everton Blainski, pesquisador da Epagri/Ciram de Florianópolis. O Seminário foi encerrado com a palestra Qualidade dos frutos cobertos com tela antigranizo, com o engenheiro-agrônomo Dr. Cassandro Vidal Talamini do Amarante, pesquisador e professor da Udesc/Lages.

Durante o evento, o secretário executivo regional do SC Rural, engenheiro-agrônomo Marcos Euclides Vieira, juntamente com o presidente da Cooperpomares, Denis Grein, assinou aprovação do segundo projeto estruturante da Cooperativa. O valor total foi de R$675.600,00. Desse total, o SC Rural apoiará com R$337.800,00 a fundo não reembolsável. Esse projeto visa à melhoria e à ampliação da capacidade do packing house, com aquisição de câmara de resfriamento convencional e de estocagem de frutas.
Também no início do seminário houve homenagem da comissão organizadora ao Dr. Luiz Borges Júnior, um dos desbravadores e precursor da pomicultura nacional, falecido no início do ano.

Esse evento teve um público em torno de 130 pessoas entre produtores, estudantes e técnicos de empresas ligadas ao setor da fruticultura do Planalto Norte e também do sul do Paraná, através da Emater/PR. O seminário contou com o apoio do Programa SC Rural, da Cooperpomares, da Prefeitura de Monte Castelo, das Gerências Regionais da Epagri de Mafra e Canoinhas, do Banco do Brasil, do Sicoob, de Sindicatos Rurais e da FM Castelense.

II Seminário Regional de Fruticultura do Planalto Norte Catarinense é realizado em Monte Castelo (1)

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.