Planorte Frutas é tema de reunião em Monte Castelo

Por Assessoria - 01/09/2017

A Epagri, buscando o desenvolvimento sustentável do meio rural, o acréscimo de renda dos produtores familiares assim como a permanência, por vontade própria, do jovem no meio rural, tem buscado alternativas viáveis dentro das propriedades atendidas. Nesse sentido, no Planalto Norte Catarinense vislumbrou-se a fruticultura como atividade promissora, capaz de auxiliar na diversificação das propriedades rurais e garantindo a continuidade da agricultura familiar, que hoje corresponde a 70% da produção agrícola catarinense.

Visando a consolidação da atividade na região, técnicos do Planalto Norte Catarinense estão empenhados na formulação do Programa Planorte Frutas. Mensalmente, em diferentes municípios da região, há encontros voltados a parte teórica de elaboração do Programa, que tem prazo estipulado para o final do ano. Nessas ocasiões acontece também o momento prático, com visitas a campo em pomares da cidade sede da reunião.

O cenário da reunião do mês de agosto foi o município de Monte Castelo e contou com a presença de técnicos da Epagri e outros ligados ao setor frutícola da região.  No período da manhã a atividade foi realizada na sede da Cooperativa de Fruticultores do Planalto Norte Catarinense (Cooperpomares), com coordenação do engenheiro-agrônomo Jânio José Seccon, que é líder do projeto de Fruticultura da Epagri no Planalto Norte.

No período vespertino foi desenvolvida parte prática, com visita a dois pomares do município, pertencentes às famílias Barth e Bueno. Os temas das visitas foram a poda correta das fruteiras de clima temperado e a modernidade do sistema de plantio em altas densidades na cultura da pereira.

As pesquisas afirmam que o consumo de frutas está aumentando de ano em ano, isso deve-se particularmente a crescente importância do consumidor brasileiro por uma alimentação mais saudável.  Logo, os esforços da Epagri e parceiros para o desenvolvimento da fruticultura no Estado vêm ao encontro da missão da empresa: “conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade”.

O coordenador do projeto, Jânio Seccon, afirma que a fruticultura no Planalto Norte, assim como a olericultura e a produção de leite a pasto, são a grande aposta para diversificação dos empreendimentos rurais, o que proporciona o aumento da renda anual do empresário rural.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Queremos o desenvolvimento da região, e sabemos que a fruticultura tem potencial para expandir-se no Planalto Norte Catarinense”, acrescenta.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.