CAPS de Itaiópolis promoveu o dia da luta antimanicomial

Por Gazeta de Itaiópolis - 19/05/2018

Ontem, 18 de maio é o dia Nacional da Luta Antimanicomial, sendo instituído pelos profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios, nascendo então o Movimento Antimanicomial. Este movimento tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data, remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.

Com o passar dos anos, começou então a discussão e luta pela implantação de serviços de saúde mental no Brasil. Somente no final do século XX é que a militância por serviços humanizados consegue às primeiras implantações de Centros de Atenção Psicossocial os CAPS. As condições da saúde mental no Brasil evoluíram, porém a Luta Antimanicomial não parou. Ainda acontecem manifestações em todo o país no dia 18 de maio, para que se mantenha vivo o cuidado com estas pessoas, e para que fique claro que eles não devem ser excluídos da sociedade e maltratados como eram antigamente, mas sim orientados e acompanhados para que possam encontrar seu lugar no mundo.

Promover o resgate da autonomia e reintegrar à sociedade a pessoa com transtornos mentais. Esse é o objetivo do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) de Itaiópolis. O Caps atende, em média,150 pacientes mensalmente, conta com uma equipe multiprofissional, composta por profissionais de diversas áreas. Além de atender o usuário, realiza atendimentos a família, que é o principal aliado no tratamento do individuo. O atendimento de forma ambulatorial busca resgatar a
autonomia, a vida independente fora do extra hospitalar. Há casos extremos em que o usuário necessita de internamento, mas são internamentos de curta duração, somente durante a crise, retornando para o município de origem e dando continuidade em seu tratamento no CAPS de Itaiópolis.

Através das leis federais 8.080/1990 e 8.142/90, foi instituída a rede de atenção à saúde mental, junto com a criação do SUS (Sistema Único de Saúde). As leis atribuíram ao estado a responsabilidade de promover um tratamento em comunidade, possibilitando a livre circulação dos pacientes e não mais a internação e o isolamento, contando com os serviços de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Os CAPS, que foram criados em 1992, são serviços públicos oferecidos em unidades regionais, que oferecem tratamentos Ambularial com o atendimentos diários com objetivo de reinserir o paciente na sociedade. Havendo necessidade de internação, é o próprio CAPS que encaminha o paciente para leitos de saúde mental em hospitais que oferecem internação de curto prazo. Esses serviços de internação fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAAS), que têm como função substituir a internação em asilos, priorizando um tratamento que visa a autonomia do paciente e o respeito à cidadania.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Fruto do movimento pelo fim das internações compulsórias, o CAPS tem como ferramentas o atendimento individualizado, com rodas de conversa, oficinas artísticas e o tratamento terapêutico individual e em grupo. Busca-se oferecer um tratamento ambulatorial mais humanizado, no lugar de hospitais psiquiátricos e longas internações.

Comemorações na semana do dia 18/05/18

Neste sentido os profissionais do CAPS Centro de Atenção Psicossocial de Itaiopolis, se organizaram na programação da Semana da Luta Antimanicomial, que se iniciou no dia 09 com criação de cartazes para exposição sendo realizados no CAPS e findou ontem, 18 de maio, tendo como o local de evento ruas o espaço praça central ao lado da Rodoviária com uma caminhada.

Com o objetivo principal de usuários e profissionais divulgar, através de banca informativas e banners/cartazes aos moradores, há esta data do dia 18 de maio, ainda houve distribuição de material, para a comunidade em geral e em seguida foi apresentado os trabalhos realizados no CAPS e realizado orientações sobre este dia tão importante para a saúde mental.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.