Comando de Saúde atendeu 105 motoristas profissionais na BR 116 em Mafra

Por Gazeta de Itaiópolis - 22/10/2016

O Comando de Saúde, projeto com parceria da Polícia Rodoviária Federal e SEST/SENAT, foi realizado nesta quarta-feira (19) na BR 116 em Mafra. O objetivo da ação foi verificar as condições de trabalho a que estão submetidos os motoristas profissionais, cuja atividade impõe um ritmo de vida muitas vezes incompatível com a adoção de cuidados com relação à saúde, como alimentação adequada, descanso apropriado, exercícios físicos, visitas médicas regulares e convívio social. Com isso, o Comando de Saúde pretende contribuir para o bem-estar dos condutores e a redução dos acidentes e vítimas no trânsito.

No total, 105 motoristas se submeteram a avaliações e exames para pesquisa de doenças preexistentes, aferição de pressão arterial, glicemia, acuidade visual e auditiva, força manual e grau de sonolência, dentre outros. Dentre os resultados mais preocupantes, de acordo com as avaliações, 78 tinham peso acima do desejável, 72 apresentaram percentual de gordura corporal fora do padrão e 66 faziam carga horária excessiva ao volante. 32 estavam com a pressão arterial alterada no momento do exame e 18 afirmaram ter problemas de sonolência durante o dia.

A atividade, que também fez parte do movimento Outubro Rosa, contou com o apoio de alunos do curso de fisioterapia, enfermagem e farmácia da Universidade do Contestado (campus de Mafra) e da Concessionária Autopista Planalto Sul, totalizando 30 colaboradores.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.