Cras promove campanha para combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Por Gazeta de Itaiópolis - 21/05/2016

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O dia 18 de maio é marcado por um crime bárbaro que chocou o Brasil no ano de 1973. Araceli Cabrera Sanches, com apenas oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba, onde o caso tomou espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados promoviam diversas festas em seus apartamentos, e outros locais como na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos, sendo conhecidos em toda a cidade. Além disso, eram conhecidos por oferecer drogas e após, violentar meninas durante as suas festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.

A cidade era marcada pela corrupção e impunidade, e, ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos. Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Sua morte ainda causa indignação e revolta, já que Araceli foi sepultada somente três anos depois.

Com isso, cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil, pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, a fim de criar um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

O projeto foi sancionado pelo Congresso Nacional em maio de 2000 e desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a população e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em Itaiópolis, a campanha será realizada através do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, com parceria a Secretaria de Educação, escolas estaduais e associações como a APAE, onde terão como objetivo, atingir o público alvo da campanha, que são crianças e adolescentes, tendo em vista que a violência em questão é realizada contra elas.

Para que os familiares e responsáveis soubessem sobre a campanha, o CRAS distribuiu em todas as unidades escolares e centros de educação infantil um folder informativo com orientações para toda a família, prevenindo a exposição a situações de risco desde a primeira infância.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas “Aracelisâ€.

Como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, a campanha tem como símbolo uma flor, associando a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Tem como objetivo também, proporcionar maior proximidade, identificação junto à sociedade e a causa.

O slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescente†busca chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes, denunciando através dos telefones: 3652-1149 (Conselho Tutelar); 190 (Polícia Militar); 100 (Secretaria de Direitos Humanos); 3652-1274 (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) e 3652-1156 (Cras).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.