Domingo acontece a 38ª Romaria Penitencial em Iracema

Por Gazeta de Itaiópolis - 03/03/2018

Um evento que acontece anualmente na localidade de Iracema, município de Itaiópolis, resgata a identidade e a fé da cultura Ucraniana, que se instalou por aqui e por outros municípios do Sul do país há mais de um século, enfrentando a inospitalidade das terras e o contraste com os silvícolas nativos. No último domingo, aconteceu em Iracema, há cerca de 20 quilômetros do centro urbano de Itaiópolis, a 38ª Romaria Penitencial do rito católico – ucraniano. Levantar cedo, antes mesmo das 04h, não foi sacrifício para centenas de fiéis e descendentes de Ucranianos, que perpetuam os costumes da terra de origem, localizada no leste europeu.

Muita fé e devoção são notórias nos peregrinos que participam da celebração no morro.  A celebração é feita pelos padres numa gruta. A hóstia é embebida no vinho, retratando o corpo e o sangre de Jesus Cristo, onde nem precisa entender o dialeto para aproveitar a palavra de Deus em meio à natureza, onde se aguardam peregrinos do Brasil inteiro.

Evento tradicional, que se realiza sempre no 3º domingo da quaresma. Neste ano, acontecerá neste domingo 04/03.

PROGRAMAÇÃO

• 08h45m – Recepção aos romeiros pelo pároco Pe. Antonio Nazarko, OSBM.

  • 09h – Bênção da água na gruta Imaculada Conceição. Em seguida, Via Sacra pelas capelas em direção ao alto do morro, dirigida pelo Pe. Antônio Royk Sobrinho, OSBM.
    • 10h – Divina Liturgia (Santa Missa) na Capela no alto do morro
    o As celebrações serão cantadas pelos seminaristas do Seminário Maior São Basílio Magno (Batel, Curitiba – PR) e pelos Jovens Marianos de Prudentópolis – PR
    o Haverá sacerdotes atendendo confissões na igreja e no alto do morro.
    • 12h – Almoço.
    • 14h30m – Celebração do Molében/Novena e bênção aos romeiros na igreja.
    OBS: Proibida a presença de barracas não autorizadas e de vendedores ambulantes. Haverá fiscalização.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.