Escolas estaduais de Itaiópolis elegeram seus diretores

Por Gazeta de Itaiópolis - 25/11/2015

Escolas estaduais de Itaiópolis elegeram seus diretores

Na quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27, cerca de 1.090 escolas estaduais realizaram eleições para o cargo de diretor. Pais, professores, alunos e servidores foram às urnas para escolher o Plano de Gestão Escolar que definirá o rumo da escola durante os próximos 4 anos. O autor do plano mais votado será o diretor da escola pelo período e terá que cumprir o que está no papel.

O Plano de Gestão Escolar é documento fundamental no sentido de planejar a gestão, de submetê-lo à apreciação da comunidade em processo democrático de escolha de direção de escola. “Pela primeira vez depois de muitos anos teremos a seleção dos diretores por meio da escolha do Plano de Gestão Escolar.

Para participar da seleção, os profissionais da educação que atuam nas escolas e interessados em ser diretor tiveram um ano de trabalho intenso na área de gestão. O primeiro passo foi fazer um curso de Gestão Escolar e, posteriormente, elaborar o seu próprio plano, com as ações e os trabalhos propostos para os próximos 4 anos na unidade escolar.

Os projetos inscritos passaram pela análise da comissão regional, que observou, principalmente, se o plano atende aos requisitos obrigatórios expostos em decreto. Na sequência, os planos foram avaliados pelo grupo de consultores selecionados pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) para receber sugestões e recomendações de aprimoramento, caso necessário. A partir daí iniciou-se o processo de defesa pública direcionando, assim, a última e decisiva etapa: a votação nos dias 26 ou 27 de novembro, dependendo da definição da escola.

Ao longo deste ano foi orientado e repassado todas as informações necessárias para chegar efetivamente à seleção do melhor Plano de Gestão Escolar para cada uma das unidades escolares. “Mudamos, assim, a forma de gestão nas escolas da rede estadual, valorizando a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento e decisão, no aperfeiçoamento da gestão democrática e na transparência das ações pedagógica e administrativa a serem desenvolvidas nos próximos anosâ€, destaca a coordenadora de Gestão Escolar da SED, Maristela Fagherazzi.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O autor do Plano de Gestão escolhido assume a direção da escola no dia 4 de janeiro de 2016.

Aconteceu ontem nas escolas estaduais de Itaiópolis: Virgilio Varzea no Centro, São João Batista de Alto Paraguaçú , Amandus Bauer de Iracema, Antonio Blaskoski do Distrito de Itaió e Paulo Cristiano Heise na Moema, eleição para Gestor escolar que se estendeu das 08h00 da manha até as 21h00, aonde pais e alunos votaram para o gestor que estará a frente da direção de sua escola nos próximos anos. Onde há apenas um candidato haverá eleição normalmente, onde para o único candidato ser eleito o mesmo necessita 51% dos votos válidos. Se isto não ocorrer, haverá nova eleição.

Confira os candidatos de cada escola

EEB VIRGÃLIO VÃRZEA – Cirineu Virmond

EEB ODIR ZANELLATO – não tem candidato 

EEB SÃO JOÃO BATISTA – Márcia Aparecida Virmonde e Kely Fernanda Estriser

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

EEB ANTONIO BLASKOWISKY – Sandra de Lis Kieuczewski

EEB PAULO CRISTINAO HEYSE – Rosemeri Niser Woitechen

EEB AMANDUS BAUER РJ̼lia Deniscwicz

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.