Itaiópolis é destaque na Expolages 2016

Por Gazeta de Itaiópolis - 22/10/2016

Nosso município de Itaiópolis mais uma vez, foi muito bem representado, na maior feira de agronegócios do nosso estado, a Expolages 2016, que iniciou em 13 de outubro e terminou no último domingo 16, em Lages, na serra catarinense. A Fazenda Brasil Florestal, localizada no Rio Vermelho, à poucos quilômetros da sede do município, de propriedade do empresário Nivaldo Dzyekanski, conquistou a premiação de melhor fêmea do evento, na raça Angus, além de expor outros animais de excelente qualidade, que encheu os olhos de quem visitou o parque. Outro ótimo desempenho, na raça Charolês, ficou por conta da Fazenda Lestada de Campina Redonda, que conquistou duas premiações: Grande Campeão Macho Aspado e Reservado Campeão Macho Mocho. O proprietário da fazenda Daniel Arthur Schlup, ao ser entrevistado pela RBS-TV destacou a participação do município no evento: “Há dez anos participamos da Expolages e 20% do gado vendido na fazenda são negócios que começam na feira. Com o evento atingimos compradores de todas as regiões do nosso estado”, completou.

O médico veterinário Ricardo Luis Kühl, instrutor da área de bovinocultura do Senar/SC; que executa atualmente na região a assistência técnica através do programa AT&G, acompanhou os expositores itaiopolenses e sublimou a participação dessas importantes empresas do setor de agronegócio de nosso município, na Expolages. “O trabalho que vem sendo desenvolvido nessas duas fazendas – Brasil Florestal e Lestada –  tem cada vez mais sido recompensado e reconhecido; bem como, destacado Itaiópolis no cenário estadual e nacional, como produtor de animais de excepcional qualidade. Isso prova que estamos no caminho certo. E o setor deve crescer ainda mais nos próximos anos”.  Ele também ressaltou o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Itaiópolis e do Senar, entidades ligadas à Faesc – Federação da Agricultura e Pecuária de SC; fundamental para o setor econômico do município.

A EXPOLAGES

A exposição foi realizada a primeira vez em 1920, no antigo posto Zootecnológico,com o objetivo de mostrar a qualidade dos animais de Raças Européias, seja do continente ou da Grã Bretanha.

Em 1939 foi fundada a Associação Rural de Lages, que passou a organizar as exposições. Os eventos migraram para o Posto Zootécnico do Ministério da Agricultura, no Bairro Morro do Posto, e desde 1950 ocorrem no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
Devido a seu grande sucesso na década de 70, evoluiu para Feira Multissetorial EXPOLAGES, reunindo assim os diversos setores e múltiplas oportunidades de negócios.

Os organizadores não escondem a satisfação pelo que conseguiram proporcionar nesta edição de 2016, da Expolages. Como argumentos para o notório crescimento estão a criatividade, a credibilidade e a inovação apresentadas às empresas participantes, que por sua vez, centraram foco e acreditaram na nova proposta da Feira. Além da forte participação de entidades, instituições e empresas como o Senai, SESC, Sesi, Sebrae, ACIL, CDL, Epagri, Cidasc, entre outras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A diversidade de produtos colocados à mostra e com propostas diferenciadas aos visitantes deu  uma dimensão de que a Expolages está ligada à vocação do negócio, embora tenha atrativos para a simples visitação do grande público. No campo animal, foram mais de 1,4 mil entre bovinos, equinos e ovinos. Todos com alto padrão genético, e que deram excelente movimentação dentro e fora da pista de arremates, e com boa aceitação dos compradores. “Por outro lado, muitas tratativas de negócios ficam amarradas durante a Feira, e por isso a dimensão do volume de vendas se amplia consideravelmente pelos próximos meses”, explicou o presidente do Sindicato Rural, da Associação Rural de Lages e coordenador da feira, Márcio Cícero Neves Pamplona.  Na sua avaliação, tudo terminou de forma muito positiva. A genética produzida e comercializada no estado é absorvida, não somente em Santa Catarina, mas também por estados como São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro. “O nosso desafio e fazer um evento melhor a cada ano, tanto que, já estamos planejando o do próximo ano”, salientou Pamplona.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.