Itaiópolis é incluída no GT Turismo Religioso de Santa Catarina

Por Gazeta de Itaiópolis - 07/12/2015

No último dia 25, ocorreu a reunião e visita técnica do GT do Turismo Religioso do Estado de Santa Catarina na cidade de Itaiópolis com a participação de representantes dos municípios de Nova Trento, Angelina, Brusque, Jaraguá do Sul e Nova Veneza. Na ocasião foi oficializada a inclusão do município de Itaiópolis no roteiro religioso de Santa Catarina. O coordenador estadual do GT, Eluisio Voltoline afirmou a importância da inclusão da cidade no roteiro não só por seus aspectos religiosos, mas sim por suas particularidades culturais. Considerando o potencial turístico religioso e cultural de Itaiópolis, a inclusão do município através da Romaria de Iracema e demais manifestações religiosas trará maior visibilidade e consequentemente recursos e investimentos ao patrimônio religioso do município.

Santa Catarina possui um potencial para o turismo religioso de abrangência nacional e internacional que estão sendo articulados em conjunto pelos membros do GT. A inclusão de Itaiópolis e região – que também faz parte do Roteiro Caminhos do Contestado – ganha visibilidade em âmbito nacional.

Roteiro da visita

A visita técnica abrangeu a Paróquia Santo Estanislau, localizada no Núcleo Histórico Alto Paraguaçu, a Paróquia Sagrada Família em Iracema, almoço com culinária típica no Restaurante do Julinho, apresentação Grupo Folclórico Ucraniano Ucrainska Duchá” (Alma Ucraniana) e um café com bolos e pães tradicionais da culinária ucraniana na Casa das Irmãs Ucranianas “Servas de Maria Imaculada”. Retornando de Iracema, a visita ao Centro de Recepção de Visitantes, para conhecer o artesanato de tradição cultural, as pêssankas e bordados ucranianos finalizando o roteiro na Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa com uma breve audição de canções de Natal, pelo padre João Francisco de Oliveira, no órgão de tubos recentemente restaurado pela paróquia.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.